SALESóPOLIS, SP — Uma grave situação envolvendo bebidas contaminadas espalhou pânico entre os habitantes de São Paulo. Até agora, o estado registra cinco mortes e 22 internações. Devido à gravidade, o governo estadual tomou medidas emergenciais para enfrentar o problema.

(Foto: I.A/Sora)
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ligou as internações de 5 jovens por intoxicação com a morte de 2 pessoas na grande São Paulo. Ao contar com a ajuda da polícia para investigar o caso foi visto que todos consumiram bebida adulterada com metanol.
A partir disso os casos cresceram, já são 3 mortes confirmadas e 22 pessoas internadas sob investigação.
Nesta terça-feira (30) o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a criação de um gabinete de crise para coordenar as ações contra a adulteração de bebidas alcoólicas.
Sinais de bebidas adulteradas: Como identificar
- Mudanças inesperadas de cor ou odor.
- Presença de partículas ou sedimentos visíveis.
- Rótulos danificados ou com informações inconsistentes.
- Preços significativamente mais baixos que o mercado.
Infelizmente, o que tem dificultado esse processo é que quem consumiu as bebidas com metanol disse que não havia qualquer mudança no sabor ou na cor do drink.
Além disso, a contaminação não aconteceu em um lugar específico. Há um caso em São Bernardo e outro na cidade de São Paulo, um em uma adega e outro em um bar.
O que a polícia já descobriu sobre a adulteração das bebidas?
Com base nas últimas investigações, a polícia descobriu que a adulteração de bebidas com metanol em São Paulo está ligada a uma fábrica clandestina e pode ter envolvimento do crime organizado.
Os criminosos usam garrafas de marcas originais, mas colocam metanol dentro da bebida para aumentar seu teor alcóolico. Depois, vendem para bares, restaurantes, adegas e outros.
Uma operação policial fechou uma fábrica clandestina em Americana, no interior de SP, e cumpriu três mandados de busca e apreensão. No local, que era usado para produzir uísque, gim e vodca, foram apreendidos equipamentos utilizados na adulteração de bebidas.
Qual efeito do metanol ao ser consumido?
- A princípio, os sintomas são parecidos com os do álcool comum, o etanol.
- Causam depressão do sistema nervoso central, com sonolência, vertigem, náusea e falta de coordenação motora.
- Essa fase pode passar despercebida, atrasando a busca por socorro médico.
- Após a metabolização no fígado, os efeitos tóxicos do ácido fórmico começam a se manifestar.
- Problemas visuais: Visão turva, sensibilidade à luz, “visão de nevasca” (snowstorm vision), flashes de luz ou perda total e irreversível da visão.