SALESóPOLIS, SP — Milhares de aposentados e pensionistas vão receber um dinheiro extra ainda neste mês. A Justiça Federal liberou R$ 2,4 bilhões em atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O valor será pago a beneficiários que venceram ações judiciais contra o instituto e já tiveram seus processos finalizados. Se você entrou com um processo contra o INSS, chegou a hora de conferir se o seu nome está na lista.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Quem tem direito ao depósito surpresa?
O valor será destinado aos segurados que ganharam ações de revisão de aposentadoria, pensões, auxílios-doença e outros benefícios previdenciários.
O pagamento faz parte dos chamados RPVs (Requisições de Pequeno Valor), que são liberadas quando o valor da causa não ultrapassa 60 salários mínimos — cerca de R$ 84.720,00 atualmente.
A liberação dos recursos foi autorizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). Segundo o órgão, cerca de 157 mil beneficiários serão contemplados, em mais de 115 mil processos judiciais, já com decisões finais.
O pagamento é feito por meio dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) de cada região.
Como consultar se vai receber os atrasados do INSS?
Para consultar se você vai receber o valor, é necessário acessar o site do Tribunal Regional Federal responsável pelo seu estado. Lá, basta informar o número do processo ou o CPF.
Veja os sites dos principais TRFs:
-
TRF1 (DF, MG, BA, entre outros): https://portal.trf1.jus.br
-
TRF2 (RJ e ES): https://www10.trf2.jus.br
-
TRF3 (SP e MS): https://www.trf3.jus.br
-
TRF4 (RS, SC e PR): https://www.trf4.jus.br
-
TRF5 (NE): https://www.trf5.jus.br
-
TRF6 (MG): https://www.trf6.jus.br
Se você tiver um advogado, ele também pode consultar e confirmar o valor que será pago.
Quais são os próximos passos após a confirmação?
Após confirmar a inclusão na lista, aguarde o depósito na conta bancária cadastrada durante o processo.
É comum que o advogado, ou escritório advocatício, responsável pela causa receba a quantia na sua conta. A partir disso o responsável distribuí a quantia na conta do beneficiário já descontando os seus honorários.
Este alívio vem para muitos aposentados que há anos esperam esse direito. Caso o titular do processo já tenha falecido a lei permite que seus herdeiros recebam a quantia. Manter-se atualizado é vital para garantir seus benefícios.