Anúncio urgente para quem vai viajar: governo MUDA políticas de check-in e chek-out nos hotéis

SALESóPOLIS, SP — As novas diretrizes para hospedagens em hotéis no Brasil garantem mais direitos aos hóspedes. O Ministério do Turismo publicou uma portaria em 19 de setembro que busca desburocratizar o check-in e check-out dos hóspedes.

hospedagem
Anúncio urgente para quem vai viajar: governo MUDA políticas de check-in e chek-out nos hotéis (Foto: Divulgação)

As alterações nas regras de hospedagem entram em vigor em 15 de dezembro de 2025 e visam proporcionar maior transparência, eficiência e segurança tanto para hóspedes quanto para os estabelecimentos.

O que muda na hospedagem em hotéis?

Diária de 24 horas com tempo reservado para limpeza

A principal mudança é que o preço da diária de hospedagem passa a corresponder a um período fixo de 24 horas. Contudo, até 3 horas desse período podem ser destinadas exclusivamente à arrumação, higiene e limpeza do quarto.

Por exemplo: sua diária começa às 12h do dia 1, mas você pode entrar no quarto até às 15h respeitando o período de arrumação. A diária termina às 12h do dia 2.

Essas atividades devem estar incluídas no valor da diária, sem custos adicionais para o hóspede. O objetivo é garantir que os quartos estejam sempre em condições ideais de higiene e segurança.

Flexibilidade nos horários de entrada e saída

Os hotéis têm autonomia para definir seus próprios horários de check-in e check-out. No entanto, devem informar essas informações com antecedência ao hóspede, seja diretamente ou por meio de agências de turismo e plataformas digitais.

Caso o hóspede deseje realizar um check-in antecipado ou check-out tardio, o estabelecimento pode cobrar tarifas adicionais, desde que o serviço de limpeza não seja comprometido e a solicitação seja feita com antecedência.

Serviços de limpeza obrigatórios

Os hotéis são obrigados a oferecer serviços de limpeza completos durante a estadia, incluindo a troca de roupas de cama e toalhas com a frequência adequada, conforme o perfil do estabelecimento.

O hóspede tem o direito de dispensar esses serviços, desde que manifeste essa decisão de forma expressa. O hotel deve garantir que essa escolha não comprometa as condições sanitárias e a segurança dos demais hóspedes.

Registro digital de hóspedes

A portaria institui a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, que substituirá o modelo em papel. Com isso, será possível realizar o pré-check-in online, por meio de QR Code ou link, tornando o processo mais rápido e eficiente.

A medida visa desburocratizar os processos de check-in e check-out, economizar tempo e reduzir custos, além de aumentar a segurança nas hospedagens.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com