Trump agenda reunião com Lula: ‘Tivemos uma química excelente!’ – Encontro foi marcado para semana que vem!

SALESóPOLIS, SP — Durante o evento na ONU (Organização das Nações Unidos) em Nova York (EUA), Trump e Lula tiveram uma breve e promissora interação. Mesmo em meio às tensões comerciais, ambos mostraram interesse em solidificar os laços o que gerou grandes expectativas.

trump
Trump agenda reunião com Lula: ‘Tivemos uma química excelente!’ – Encontro foi marcado para semana que vem! (Foto: I.A/Sora)

No seu discurso de 57 minutos na ONU hoje (23) de manhã, Donald Trump, comentou que se encontrou com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pouco antes de subir ao palco. 

Trump teceu elogios ao chefe da nação brasileira, isso depois de Lula ter mencionado indiretamente em seu discurso sobre os conflitos que possuí com o presidente americano.

Segundo o norte americano caso Lula aceite eles terão um encontro na próxima semana, embora o assunto principal não tenha sido mencionado por Trump, as tarifas de exportação e o relacionamento com Bolsonaro devem ser pauta. 

Encontro breve e promissor de Lula e Trump

De acordo com personalidades próximas ao presidente Trump, ele acompanhava todo o discurso de Lula em um sala reservada na ONU. Na ocasião, o chefe do Brasil chegou a mencionar os conflitos atuais com os Estados Unidos

Há poucos dias um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito. Foi investigado, indiciado, julgado e responsabilizado pelos seus atos em um processo minucioso. Teve amplo direito de defesa, prerrogativa que as ditaduras negam às suas vítimas. Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis“, afirmou o presidente do Brasil. 

Pouco depois, enquanto Trump saia da sala reservada para discursar e Lula entrava no mesmo ambiente após descer do palanque, segundo um aliado do presidente americano os dois se viram, caminharam um em direção ao outro, e por iniciativa de Trump sorriram e se abraçaram, em um ato que não durou mais de 20 segundos.

Naquele momento, Trump disse que eles precisavam conversar. Lula afirmou estar aberto a fazer conversas. O americano então sugeriu que poderia ser na próxima semana a reunião, ao que Lula confirmou. 

Ao discursar no palanque da ONU, minutos depois, Trump relembrou a situação que acabará de acontecer, e garantiu que gostou do presidente Lula.

“Nós concordamos que nos encontraremos na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos. Ele pareceu ser um homem muito legal, na verdade. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”, disse Trump.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com