A nova febre das redes sociais está transformando fotos simples em retratos que parecem sair de catálogos de moda. Conhecida como trend da foto studio, a brincadeira ganhou força no Instagram e logo após, no TikTok e já acumula milhares de publicações.
A ideia é enviar uma selfie para a inteligência artificial do Gemini, do Google. Em seguida, a IA devolve uma imagem ultrarrealista com estética de estúdio fotográfico profissional.
O resultado, sem dúvida, chama atenção pelo fundo preto, iluminação contrastante e cores que combinam luz quente no cabelo e fria no rosto.
Esta combinação dá um toque dramático e cinematográfico.
Como participar da trend no Gemini?
O processo é simples! Primeiramente, você precisa escolher uma selfie e inserir um prompt detalhado no Gemini.
O texto guia a IA para gerar a imagem com estilo de estúdio, preservando traços originais da pessoa e adicionando técnicas de iluminação e composição. Depois que você escolher a foto, basta colar o prompt abaixo no Gemini:
Prompt:
- Retrato pessoal de alta gama, ultra realista da pessoa na foto fornecida, preservando sua fisionomia, idade aparente, gênero, tom de pele, cabelo, olhos e expressão únicos Negativos: Não distorcer traços, sem mudanças de idade ou gênero, sem pele plástica, sem roupas inventadas (salvo o fallback indicado), sem dedos extras ou ausentes, sem ruído, sem textos nem marcas d’água.
- Texturas de pele, cabelo e tecido fotorrealistas.
- Sujeito principal: Uma mulher com cabelo solto e levemente desalinhado, de tonalidade castanho-escuro. O cabelo é intensamente iluminado por trás, criando um halo dourado luminoso que contrasta fortemente com o fundo escuro.
- Expressão e pose: Ela gira o rosto em direção à câmera, com o olhar direto mas parcialmente coberto por sombras. Sua boca está levemente entreaberta, acrescentando um ar expressivo e íntimo à imagem. A peça de roupa, uma blusa preta gola alta, sugerem um retrato artístico.
- Iluminação: Contraluz muito forte e quente, provavelmente com um gel amarelo/laranja, que envolve o contorno do cabelo.
- Uma fonte secundária fria (luz azul/verde) ilumina o rosto e parte do ombro, criando um contraste de cores complementares (quente no cabelo, frio na pele).
- O fundo é totalmente escuro, isolando completamente a modelo e destacando os brilhos da sua cabeleira.
- Cor e atmosfera: A imagem explora um esquema bicolor quente-frio. O resultado é dramático, cinematográfico e com um toque etéreo.
- Lente: fixa (prime), entre 50mm e 85mm em formato full frame.
- Isso se deduz pela suave compressão do rosto e dos ombros, típica de lentes de retrato.
- Abertura ampla (f/1.4 – f/2.8).
- Estilo fotográfico: Retrato artístico com forte intenção dramática.
Reprodução: Techtudo
Esses detalhes fazem com que a imagem final lembre um retrato artístico, com forte intenção dramática e acabamento profissional.
Por que a trend está bombando?
O sucesso se deve, sobretudo, ao apelo visual e à simplicidade. Afinal, agora qualquer pessoa pode gerar uma foto com estética de ensaio fotográfico de alta gama.
Além disso, a viralização é reforçada pelo compartilhamento de prompts entre usuários, o que facilita a adesão.
A trend, portanto, lembra fenômenos anteriores, como a “foto Polaroid”. Porém, agora aposta em um resultado mais sofisticado e cinematográfico, ideal para quem deseja turbinar o feed das redes sociais.