PIX passa a ter taxa a partir desse mês – Veja como vai funcionar

SALESóPOLIS, SP — PIX transformou como realizamos pagamentos no Brasil, oferecendo agilidade e praticidade desde 2020. No entanto, novas taxas entrarão em vigor este mês, afetando principalmente usuários que vão fazer compras a prazo.

pix
PIX passa a ter taxa a partir desse mês – Veja como vai funcionar
(Foto: I.A/Sora)

Neste mês o Banco Central vai lançar uma medida regulatória sobre o PIX parcelado, essa é uma função que já tem sido oferecida por diversos bancos, mas agora será regulamentada e padronização. 

Nesta opção o usuário consegue fazer o pagamento via PIX, mas há cobrança de juros porque embora a quantia caia na hora para quem recebe, o valor é dividido em prestação para quem paga. 

A regulamentação do Banco Central visa justamente padronizar a cobrança, impedindo que alguns bancos e financeiras cobrem valores abusivos. 

Quanto será preciso pagar para usar o PIX?

Ao optar por essa forma de pagamento, o consumidor assume uma operação de crédito, e, portanto, está sujeito à cobrança de juros.

  • Taxa de Juros Mensal: As taxas de juros mensais podem variar entre 2% e 10%, dependendo da instituição financeira e do perfil de crédito do cliente. 
  • Custo Efetivo Total (CET): Além dos juros, o CET pode incluir tarifas administrativas e impostos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O CET totaliza o custo real da operação de crédito.
  • Parcelamento Flexível: O número de parcelas pode variar conforme a instituição, podendo chegar até 24 vezes. A primeira parcela geralmente vence no mês seguinte à transação.

Diferenças entre Pix parcelado e cartão de crédito

Característica Pix Parcelado Cartão de Crédito
Forma de Crédito Linha de crédito pessoal Crédito rotativo ou parcelado
Cobrança de Juros Sim, com taxas específicas Sim, dependendo da modalidade escolhida
Comprometimento de Limite Não aplica Sim, utiliza o limite do cartão
Transparência das Condições Apresentação clara no momento da transação Pode variar conforme a fatura e parcelamento

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com