A BYD Europe anunciou um feito histórico nos últimos dias! O supercarro YANGWANG U9 Xtreme alcançou 496,22 km/h na pista de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
A marca destacou que este é um momento que “reescreve os livros de recordes”. Assim, inaugura uma nova era de performance para veículos de produção em série.
O número, de fato, impressiona por colocar a montadora chinesa no centro da disputa pelo título de carro de produção mais rápido do mundo. Este, que inclusive, era um patamar restrito a nomes como Bugatti, Koenigsegg e SSC.
YANGWANG U9 Xtreme: e o recorde que desafia limites
De acordo com a BYD, o teste superou todas as expectativas e posiciona o U9 Xtreme acima de modelos lendários que até então disputavam a coroa da velocidade.
Para efeito de comparação, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ havia registrado 490,48 km/h em 2019. Porém, foram em condições não oficialmente homologadas pela FIA.
A diferença do U9 Xtreme é que se trata de um supercarro 100% elétrico. São quatro motores independentes e tecnologia de suspensão ativa capaz de ajustar o comportamento do veículo em tempo real.
O feito reforça a estratégia da BYD em mostrar que a eletrificação pode entregar não apenas eficiência e autonomia, mas também desempenho extremo.
Controvérsias em torno da marca
Apesar da empolgação, especialistas levantam dúvidas sobre a validação desse resultado.
Em agosto de 2025, a própria BYD divulgou que a versão U9 Track Edition atingiu 472,41 km/h no mesmo local, com homologação do piloto Marc Basseng.
A nova marca de 496,22 km/h ainda não foi confirmada por entidades independentes.
Inclusive, críticos apontam que pode se tratar de uma medição em condições específicas, como em apenas uma direção, sem a média de ida e volta exigida por normas internacionais.
Como isso movimenta a indústria automotiva?
Independentemente da controvérsia, o U9 Xtreme mostra como os carros elétricos de alto desempenho estão evoluindo rapidamente.
A marca chinesa assim, desafia gigantes tradicionais e projeta a China como protagonista também no segmento de supercarros.
Se o recorde se tornar oficial, o feito terá peso histórico, consolidando a BYD como líder não apenas em produção de veículos elétricos acessíveis.