Quem realmente se decepcionou com Skate 4?

O lançamento de Skate 4 dividiu opiniões.

Enquanto parte do público elogia a física e a sensação de andar de skate, muitos veteranos que jogaram Skate 3 em 2009 reagiram com frustração.

A diferença de percepção, contudo, mostra que a decepção não está apenas no jogo em si, mas também no perfil de jogador que o experimenta em 2025.

O peso da nostalgia de Skate 3

Um detalhe interessante para trazer nesta discussão antes de tudo, é que os jogadores que viveram Skate 3 têm hoje cerca de 28 a 35 anos.

Alguns jovens privilegiados, que tiveram acesso a videogame com 10 ou 8 anos, hoje têm 26 e e 24 anos.

Na época, eram adolescentes, no máximo, jovens adultos que vivenciaram o auge da franquia com entusiasmo e menos exigência.

Agora, contudo, mais maduros, encaram o novo jogo com senso crítico maior e expectativas moldadas pela memória afetiva.

Essa geração esperava a volta de modos clássicos como Hall of Meat, desafios de carreira e missões S.K.A.T.E.

Mas ao encontrar um título mais limpo visualmente, com pegada de serviço online e falta de conteúdos tradicionais, a decepção se tornou quase inevitável.

Críticas dos veteranos a Skate 4

Entre os pontos mais levantados por antigos fãs estão principalmente:

  • Ausência de modos icônicos que marcaram os jogos anteriores.
  • Estilo visual “polido demais”, diferente da estética urbana e crua do passado.
  • Modelo sempre online, visto como invasivo para quem buscava jogar de forma casual ou offline.
  • Repetitividade nas missões, contrastando com a variedade oferecida nos clássicos.

Esse conjunto alimenta a sensação de que Skate 4 perdeu a “alma” que antes definia a franquia.

Novos jogadores reagem diferente

Curiosamente, quem não teve contato com os jogos anteriores mostra mais tolerância.

Um filho joga Skate 4, mas seu pai recomenda joga Skate 3
Skate 4 ─ Imagem: Geração/FDR

Para muitos jovens, o simples fato de andar livremente, explorar o mapa e realizar manobras já garante diversão.

Sem a carga de comparação histórica, esse público valoriza o que o jogo entrega no presente, mesmo com falhas técnicas e servidores instáveis no lançamento.

Uma questão geracional?

O contraste revela que a recepção de Skate 4 vai além de mecânicas ou gráficos: ela reflete a mudança de ciclo de vida dos jogadores.

Quem era adolescente em 2009 hoje é adulto, com menos tempo, mais cobranças pessoais e uma régua crítica mais alta.

Já a nova geração encara o game com olhar fresco, mais aberto ao que vem pela frente.

Skate 4 não decepcionou todos, mas foi especialmente duro com aqueles que cresceram junto da franquia. Afinal, quando a nostalgia fala mais alto, qualquer falha soa maior do que realmente é.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.