BYD abre portas para Uber lançar novidade em setembro

A mobilidade urbana no Brasil está prestes a entrar em uma nova fase. Isso porque, em 15 de setembro de 2025, o Rio de Janeiro se tonou a primeira cidade do país a receber o Uber Green, modalidade de viagens 100% elétricas.

O projeto chega em um cenário em que a chinesa BYD desponta como líder em vendas de veículos elétricos. Dessa forma, ela abre espaço para que iniciativas sustentáveis ganhem ainda mais relevância.

Nos últimos 12 meses, a BYD comercializou mais de 105 mil unidades no Brasil, um crescimento de 74% em relação ao período anterior.

O desempenho colocou a montadora na 6ª posição no ranking nacional de automóveis, com cerca de 5,6% de participação de mercado.

Além disso, a marca domina o segmento de carros elétricos (BEVs), chegando a representar mais de 74% das vendas em agosto.

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BYD abre portas para Uber lançar novidade em setembro ─ Reprodução/Uber

Uber Green estreia no Rio de Janeiro

O Uber Green funcionará de forma simples: o usuário abre o aplicativo, insere o destino e seleciona a opção “Green”.

O sistema mostra as informações do motorista e do veículo elétrico, além de permitir o acompanhamento em tempo real do trajeto.

Inicialmente, a modalidade estará restrita a uma área delimitada da capital fluminense. Mas tem previsão de expansão conforme mais motoristas aderirem ao uso de elétricos.

O objetivo é estimular a transição para veículos menos poluentes, tendência já consolidada em cidades como Londres e Amsterdã.

Qual é o papel da BYD nesse cenário?

A chegada do Uber Green não seria possível sem a expansão acelerada da frota de elétricos no Brasil — um movimento liderado pela BYD.

Entre os modelos mais vendidos estão o Dolphin Mini, Dolphin, Yuan Pro e Seal, que vêm dominando as garagens brasileiras.

Além das vendas expressivas, a empresa avança em sua estratégia local com a fábrica de Camaçari, na Bahia, instalada no antigo complexo da Ford.

Embora a produção em escala tenha sido adiada para 2026, a montagem de kits importados já prepara terreno para reduzir custos e aumentar a oferta.

Um carro elétrico da Uber no Rio de Janeiro
Uber Green ─ Imagem: Geração/FDR

Qual é o futuro da mobilidade sustentável?

O encontro entre a expansão da BYD e o lançamento do Uber Green simboliza um passo estratégico para o Brasil.

Afinal, de um lado, os motoristas terão maior acesso a veículos econômicos e de baixa manutenção. Por outro lado, os clientes passam a contar com uma opção de transporte alinhada às pautas ambientais.

A expectativa é que o Rio se torne um laboratório para testar o impacto dessa novidade. Com isso, se reforça a imagem da cidade como vitrine internacional da mobilidade sustentável.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.