Isenção da conta de luz pode ACABAR se os deputados não agirem HOJE (17/09)

SALESóPOLIS, SP — A isenção da conta de luz para famílias de baixa renda está ameaçada, necessitando de intervenção urgente dos deputados e senadores. A medida provisória que criou o programa enfrenta uma data limite e deve ser votada nesta quarta-feira, 17. 

A aprovação desta medida é crucial para garantir que muitas famílias continuem acessando esse benefício. Caso contrário, ela perde a validade e deixa de existir. 

conta de luz
Isenção da conta de luz pode ACABAR se os deputados não agirem HOJE (17/09)
(Foto: I.A/Sora)

O programa Luz do Povo busca isentar famílias de baixa renda das tarifas de energia elétrica. Ele é vital para aliviar o impacto financeiro dessa cobrança, permitindo acesso à eletricidade sem o agravamento das contas mensais. 

Para ter direito ao benefício, que na verdade é uma extensão do tradicional Tarifa Social, o cidadão precisa estar no Cadastro Único e ter renda de no máximo meio salário mínimo por pessoa da família. 

O consumo até 80 kWh por mês é isento de cobrança, o que ficar entre 80 e 120 kWh é cobrado com desconto. 

Por que o programa de isenção da conta de luz está ameaçado?

O programa Luz do Povo foi criado por meio de uma Medida Provisória (MP), neste caso bastou a assinatura do presidente da República para que começasse a valer. No entanto, há uma validade para que qualquer medida seja tomada sem aprovação dos parlamentares.

A validade desta MP termina hoje (17), por isso o risco de expiração da medida provisória é iminente. A menos que sejam votadas e aprovadas, as famílias perderão o benefício.

A votação está prevista para ser votada no Senado Federal nesta quarta-feira (17), mas também há necessidade de aprovação entre os deputados.

O governo tem buscado convencer os parlamentares da importância dessa medida a fim de que a votação não seja adiada mais uma vez. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com