SALESóPOLIS, SP — O Sistema Único de Saúde (SUS) está prestes a implementar uma importante medida para proteger bebês e crianças das doenças respiratórias. A partir de novembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) estará disponível.
Essa iniciativa visa reduzir o risco de infecções graves, especialmente entre lactentes e crianças pequenas. Hoje essa imunização já está disponível na rede particular, mas custa em torno de R$ 1.500 a R$ 3.800.
O Vírus Sincicial Respiratório é uma das razões mais comuns de infecções respiratórias em crianças. Sendo que 80% dos casos de bronquiolite e 60% dos casos de pneumonia são motivados por esse vírus.
Ele pode levar a hospitalizações, afetando principalmente menores de dois anos. Os sintomas podem variar de resfriados leves a doenças graves. Em 2025, os casos de VSR em bebês tiveram um aumento de 52%.
Além disso, entre os anos de 2018 e 2024 foram registradas 83 mil internações de bebês prematuros por essa razão. Diante dos dados, a vacina de imunização que já estava disponível na rede particular passará a ser ofertada pelo sistema público.
Quem terá acesso a vacina contra VSR no SUS?
Inicialmente, o Ministério da Saúde iniciará o envio das primeiras 832,5 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e, até dezembro, distribuirá mais 1 milhão para todo SUS.
O primeiro público a se vacinar serão as gestantes a partir das 28ª semana de gestação. O Ministério da Saúde não detalhou se os bebês até dois anos também serão imunizados.
“Nós vamos incorporar ao sistema de saúde uma vacina contra o vírus sincicial respiratório, fruto de uma cooperação coordenada pelo Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, uma instituição pública (…) É uma proteção dupla: protege a gestante e o recém-nascido”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Disponibilidade e locais de vacinação
A vacina contra o VSR estará disponível no SUS a partir da segunda quinzena de novembro. As doses serão distribuídas nos postos de saúde em todo o país. Procure o centro de saúde mais próximo para imunização.