Ótima notícia para quem tem carros com mais de 15 anos de fabricação – Confira o que mudou!

SALESóPOLIS, SP — Se você possui um carro com mais de 15 anos de fabricação temos informações que podem lhe interessar. Recentemente, alterações significativas nas cobranças de impostos destes veículos foram implementadas, barateando o seu uso. 

isenção ipva
Ótima notícia para quem tem carros com mais de 15 anos de fabricação – Confira o que mudou! (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Qual benefício para carros com mais de 15 anos?

Vários estados estão revisitando as regras de isenção do IPVA para veículos antigos. Atualmente, carros com mais de 15 anos estão no centro dessas atualizações.

Em alguns locais, a isenção já se aplica a veículos com mais de 10 anos. Isso oferece um alívio significativo no bolso dos proprietários.

Quais estados dão isenção do IPVA mais carros com mais de 15 anos?

  • Veículos com até 10 anos de fabricação: Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte;
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação: nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal;
  • Veículos com mais de 18 anos de fabricação: no estado do Mato Grosso;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
  • Veículos com 30 anos ou mais de fabricação: Santa Catarina e no Tocantins;
  • Carros fabricados até 2002: isentos no estado de Alagoas;
  • Veículos elétricos: isentos nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal;
  • Veículos híbridos ou elétricos: reembolso de até R$ 3,3 mil ou desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade de São Paulo.

A isenção pode diminuir consideravelmente os custos com o carro anualmente. Contudo, é essencial manter o veículo em bom estado para prolongar sua durabilidade. As revisões futuras nos regulamentos podem trazer novas oportunidades ou desafios.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com