SALESóPOLIS, SP — Mesmo depois do Dia da Independência do Brasil (7) cair em um domingo, o mês de setembro ainda carrega uma série de feriados em diversos estados do Brasil. Conheça essas datas especiais e descubra como usá-las para descansar e otimizar sua carga de trabalho.

(Foto: I.A/Sora)
Próximos feriados em setembro que caem em dia de semana
- Vitória (ES), São Luís (MA) e Curitiba (PR): Em 8 de setembro, uma segunda-feira, celebram-se datas como o Dia de Nossa Senhora da Vitória, a Natividade/Aniversário de São Luís, e o Dia de Nossa Senhora da Luz, respeitando tradições locais.
- Acre e Amazonas: No dia 5 de setembro, também uma sexta-feira, são celebrados o Dia da Amazônia e a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, fundamentais para a cultura regional.
- Alagoas: Em 16 de setembro, uma terça-feira, celebra-se a Emancipação Política, um marco histórico importante para o estado.
- Rio Grande do Sul: Em 20 de setembro, uma sexta-feira, comemora-se a Data Magna, um dos eventos mais emblemáticos para os gaúchos.
Além disso, no dia 13 de setembro (sábado) é feriado no estado do Amapá em comemoração ao Aniversário do Ex-Território Federal do Amapá.
Estratégias para aliviar a carga de trabalho em Setembro
Setembro é o mês perfeito para planejar de forma eficaz e reduzir o estresse. Aqui estão algumas estratégias viáveis:
- Planejamento Proativo: Utilize o calendário de feriados para organizar atividades e projetos com antecedência.
- Priorize com Consciência: Identifique o que é urgente e importante para liberar sua agenda antes dos feriados, garantindo maior aproveitamento dos dias de folga.
- Descanso e Recuperação: Use os feriados para descansar adequadamente, recarregar suas energias e, assim, retornar ao trabalho com mais disposição.
- Delegação Eficaz: Sempre que necessário, delegue tarefas à sua equipe. Isso assegura a continuidade do fluxo de trabalho, mesmo com sua ausência.
Feriado municipal e estadual dá direito a folga?
Sim! Assim como o feriado nacional os feriados estaduais ou municipais dão direito a folga para os trabalhadores daquela região. Para conseguir o benefício é preciso que haja um decreto do poder público oficializando o dia de descanso.
Quem precisar trabalhar nesses dias deve receber em dobro pelo dia de serviço ou ter acesso a uma folga compensatória em outro dia da semana.