Cadastro Único vai exigir biometria para acesso aos benefícios; como fazer?

SALESóPOLIS, SP — A implementação da biometria no Cadastro Único (CadÚnico) é uma iniciativa estratégica do Governo Federal para aprimorar a segurança, eficiência e transparência na concessão de benefícios sociais.

Essa medida visa combater fraudes, evitar duplicidade de cadastros e garantir que os recursos públicos cheguem efetivamente às pessoas que deles necessitam.

cadastro biometria
Cadastro Único vai exigir biometria para acesso aos benefícios; como fazer?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A partir da publicação do Decreto nº 12.561/2025, o uso da biometria torna-se obrigatório para a concessão, manutenção e renovação de benefícios da seguridade social, incluindo programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A exigência entra em vigor 120 dias após a publicação do decreto, com cronograma e diretrizes a serem definidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Ou seja, deve começar a valer a partir de novembro

Atualmente, mais de 150 milhões de brasileiros já possuem biometria registrada nas bases de dados do Governo Federal. Para aqueles que ainda não têm o cadastro biométrico, será necessário aguardar a divulgação oficial do cronograma e das orientações do MGI.

Como saber se preciso realizar o cadastro biométrico?

O MDS orienta que os beneficiários aguardem as instruções oficiais. A implantação será gradual e começará apenas 120 dias após a publicação do decreto. Nenhuma ação é necessária neste momento.

As orientações serão divulgadas oficialmente pelo MGI, e apenas quem ainda não tiver biometria registrada nas bases do governo será orientado a realizar o procedimento.

O decreto prevê que, enquanto não houver condições adequadas para realizar o cadastro biométrico, a exigência poderá ser dispensada por meio de ato conjunto dos ministérios envolvidos. Ou seja, nenhum beneficiário será prejudicado.

Como acompanhar o andamento e atualizações?

O Governo Federal disponibiliza o aplicativo “Meu CadÚnico”, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Por meio desse aplicativo, os cidadãos podem verificar a situação de seu cadastro e receber atualizações sobre os programas sociais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com