Quando começa o novo Auxílio-gás? Governo Lula crava data de lançamento

SALESóPOLIS, SP — O novo Auxílio-gás está sendo lançado hoje (04) pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trazendo alívio para mais de 15 milhões de famílias. Esse benefício visa amenizar os custos com gás de cozinha.

No entanto, o primeiro pagamento não deve acontecer em setembro. A previsão do governo federal é investir R$ 5 bilhões em 2025, mas com apenas duas liberações este ano. 

gás do povo
Quando começa o novo Auxílio-gás? Governo Lula crava data de lançamento
(Foto: I.A/Sora)

O lançamento do novo Auxílio-gás ocorre num momento em que o governo brasileiro quer conquistar seus eleitores. O benefício tem como objetivo mitigar o impacto dos preços elevados do gás de cozinha nos lares de renda mais baixa.

Quem tem direito ao novo Auxílio-gás?

O Auxílio-gás será destinado a famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único e que possuem renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa.

Espera-se que o benefício alcance aproximadamente 15 milhões de famílias, sendo que hoje são pouco mais de 5 milhões contempladas. Manter o cadastro atualizado e comprovar renda serão essenciais para a elegibilidade.

O que muda na distribuição do novo Auxílio-gás?

  • O benefício não será mais pago de forma física, com dinheiro depositado no Caixa Tem;
  • Os elegíveis deverão retirar um vale troca em casas lotéricas ou pelo App Caixa Tem e apresentar na distribuídora de gás da sua cidade;
  • As distribuídoras serão identificadas com a imagem do governo;
  • Para ter acesso, será preciso apresentar:
    • cartão do Bolsa Família;
    • cartão da Caixa Econômica Federal;
    • vale retirado em casas lotéricas;
    • ou o aplicativo da Caixa.
  • A ideia é que o contemplado receba o produto ao invés de ter acesso ao valor que, em algumas cidades, não compreende a quantia exata do botijão. 

Quando vai começar o novo Auxílio-gás?

O governo Lula não busca apenas um suporte econômico, mas garantir dignidade às famílias necessitadas. O auxílio oferece esperança e segurança para muitos que dependem dele para suprir necessidades básicas.

A expectativa é de que as distribuições tenham início em novembro, ainda sem data cravada. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com