SALESóPOLIS, SP — Conseguir um botijão de gás gratuito pode aliviar significativamente o orçamento de muitas famílias brasileiras. Hoje (04), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou o Gás do Povo, programa que subtitui o Auxílio-gás.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O programa “Gás do Povo” é uma iniciativa governamental para ajudar famílias vulneráveis. A ideia é aumentar o número de beneficiados de 5,3 milhões atualmente para 15 milhões.
Além disso, o acesso ao botijão de gás de cozinha deve ser mais acertiva, isso porque o valor do produto não será mais depositado na conta, mas o produto em si ficará disponível para retirada.
Quem tem direito ao gás grátis?
Os critérios para ter direito ao botijão de gás gratuito são:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.
- Possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
É crucial manter seus dados atualizados no Cadastro Único, garantindo assim a elegibilidade contínua para o benefício.
Como se inscrever no programa?
Famílias que atendem aos critérios podem se inscrever no Cadastro Único por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.
A partir disso aguardar até que uma nova seleção aconteça. A inscrição neste cadastro não é garantia de entrada direta no programa, mas é o primeiro passo.
Como funcionará o novo Vale gás?
O novo vale gás cobrirá 100% do preço de um botijão de gás. Atualmente o Auxílio-gás paga uma média de preço nacional do produto, mas a quantia exata pode variar. Por isso, em algumas regiões há quem receba a mais e em outras quem receba a menos.
A ideia é que o Gás do Povo dê direito a um vale troca, onde o titular do benefício poderá apresentar em uma das 58 mil revendedoras autorizadas e retirar o seu botijão de 13 kg.
Assim como acontece hoje a ideia é que as retiradas aconteçam a cada dois meses. O que muda é que ao invés de receber o valor do produto na conta, o cidadão vai receber um voucher para retirada do mesmo.