Lançado! Gás do Povo começa a funcionar no Brasil

SALESóPOLIS, SP — O Gás do Povo, um programa aguardado ansiosamente por milhões de brasileiros, finalmente iniciou suas operações. Este auxílio, criado para melhorar o acesso ao gás de cozinha, tem foco em famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a iniciativa pretende beneficiar mais de 15 milhões de famílias em todo o Brasil. 

gás do povo
Lançado! Gás do Povo começa a funcionar no Brasil
(Foto: I.A/Sora)

Como o Gás do Povo vai funcionar?

O programa subsidia o custo do botijão de gás, tornando-o mais acessível para famílias de baixa renda. Hoje são cerca de 5,3 milhões de famílias contempladas com a ajuda de R$ 105 a cada dois meses, mas em breve esse número será triplicado. 

O novo vale gás cobrirá 100% do preço de um botijão de gás. Atualmente o Auxílio-gás paga uma média de preço nacional do produto, mas a quantia exata pode variar. Por isso, em algumas regiões há quem receba a mais e em outras quem receba a menos. 

A ideia é que o Gás do Povo dê direito a um vale troca, onde o titular do benefício poderá apresentar em uma das 58 mil revendedoras autorizadas e retirar o seu botijão de 13 kg. 

Assim como acontece hoje a ideia é que as retiradas aconteçam a cada dois meses. O que muda é que ao invés de receber o valor do produto na conta, o cidadão vai receber um voucher para retirada do mesmo. 

Quem pode receber o Gás do Povo?

  • Famílias inscritas no CadÚnico;
  • Com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Beneficiários de outros programas sociais do governo.

Vale destacar que famílias já participantes de programas como o Bolsa Família terão prioridade no recebimento do Gás do Povo.

Como se inscrever no Gás do Povo?

Os interessados em se inscrever devem verificar se estão registrados e com dados atualizados no CadÚnico. Caso ainda não tenham se registrado, basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para orientação.

Quem já está no CadÚnico e atende aos requisitos de renda se inscreve automaticamente no programa. A expectativa é de que a distribuição tenha início no mês de novembro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com