IPTU 2026 pode sair DE GRAÇA em programa exclusivo para cariocas

SALESóPOLIS, SP — A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um programa que permite eliminar o valor do IPTU 2026 (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos cariocas. Para isso, os consumidores da cidade poderão usar os créditos da Nota Carioca para abater até 100% do imposto.

IPTU 2026
IPTU 2026 pode sair DE GRAÇA em programa exclusivo para cariocas
(Foto: I.A/FDR)

Desde 1º de setembro, moradores do Rio podem usar créditos da Nota Carioca para reduzir o IPTU 2026. O pedido para esse abatimento vai até 30 de setembro, uma chance para economizar.

Utilizando créditos da Nota Carioca

A nota fiscal é emitida ao adquirir serviços na cidade e quem se inscreveu na Nota Carioca pode transformar os pontos acumulados em desconto. 

O programa permite ainda que os créditos sejam direcionados a um mesmo imóvel por CPFs diferentes, sem que haja necessidade do contribuinte ser o proprietário do imóvel beneficiado.

Isso significa que quem mora de aluguel também consegue se beneficiar, basta identificar a propriedade por meio do seu número de registro. 

Quem pode usar os créditos da Nota Carioca no IPTU 2026?

Os créditos da Nota Carioca estão disponíveis no sistema para abater no IPTU 2026 de:

  • pessoas físicas com CPFs identificados nos documentos fiscais emitidos a partir de 1º de janeiro de 2023, desde que o ISS correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços;
  • Válido para imóveis com débitos do imposto, excluindo aqueles que possuem apenas cobrança de TCL – Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo. 

Como conseguir desconto no IPTU 2026 do Rio de Janeiro?

Os créditos devem ser direcionados até o fim de setembro, no dia 30. O programa não só economiza, mas fomenta a formalização de serviços e fortalece a economia local.

Para quitar seu IPTU 2026 usando as notas fiscais dos serviços contratados ao longo do ano, basta:

  • Acesse o site do Nota Carioca e clique em “Acesse o sistema”;
  • Depois, faça login com seu CPF e senha;
  • Indique o número de inscrição do imóvel;
  • Informe quanto, do crédito disponível, quer abater no imposto. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com