Com 105.330 novos carros emplacados em 1 ano, BYD é a marca que mais cresce no Brasil

A fabricante chinesa BYD consolidou sua presença no mercado brasileiro. Em agosto, ela atingiu a marca de 105.330 veículos eletrificados emplacados em um ano.

O desempenho, portanto, representa um crescimento de 74% em relação ao período anterior. O número confirma a empresa como a montadora que mais cresce no país.

BYD atinge recorde histórico em vendas

Em agosto de 2025, a BYD bateu seu recorde mensal no Brasil, com 9.815 unidades comercializadas.

Este resultado reforça a confiança do consumidor nos modelos híbridos plug-in e 100% elétricos da marca. Não por menos, eles vêm ganhando espaço em meio ao avanço da mobilidade sustentável.

Esse volume de emplacamentos, inclusive, posicionou a empresa na 6ª colocação no ranking nacional de vendas. Assim, chegou a superar marcas tradicionais que dominavam o mercado há décadas.

Além disso, a performance também garante à montadora 21 meses consecutivos entre as 10 marcas mais vendidas do país.

Por que a BYD cresce tanto no Brasil?

O avanço da montadora pode ser explicado por alguns fatores estratégicos:

  • Portfólio diversificado: a empresa oferece desde modelos de entrada mais acessíveis até SUVs e sedãs de maior porte. Todos, aliás, com foco em tecnologia limpa.
  • Crescimento da infraestrutura elétrica: a ampliação de pontos de recarga tem impulsionado a confiança no uso de veículos eletrificados.
  • Custo-benefício: mesmo com preços ainda superiores aos carros a combustão, os benefícios de manutenção reduzida e economia no abastecimento chamam atenção.
  • Apoio governamental: programas de incentivo à mobilidade sustentável e isenção em algumas taxas estaduais favorecem a expansão.

Você pode acompanhar os números oficiais no portal da BYD.

O efeito direto no setor automotivo nacional

O desempenho da BYD, de fato, mostra que o mercado brasileiro está se adaptando cada vez mais rápido à transição energética.

O crescimento da montadora pressiona concorrentes tradicionais a investirem com mais força em eletrificação, acelerando a modernização da frota nacional.

Especialistas destacam que o avanço da marca chinesa no Brasil sinaliza uma mudança cultural. Estaríamos vendo um momento em que os consumidores passam a valorizar sustentabilidade, inovação e eficiência energética.

Com planos de expansão da rede de concessionárias e novos modelos previstos para os próximos anos, a tendência é que a BYD mantenha o ritmo de crescimento. E desse modo,  continue desafiando a hegemonia das montadoras tradicionais no mercado brasileiro.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.