SALESóPOLIS, SP — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar oficialmente hoje (04) o programa Gás do Povo. Cerca de 15 milhões de famílias poderão usufruir deste benefício que promete trazer um impacto positivo para muitos lares no Brasil.
O programa terá um custo estimado de R$ 5 bilhões em 2026, isso porque vai ampliar o atual Auxílio-gás. Hoje são cerca de 5,3 milhões de famílias contempladas com a ajuda de R$ 105 a cada dois meses, mas em breve esse número será triplicado.

(Foto: FDR)
Como funcionará o novo Vale gás?
O novo vale gás cobrirá 100% do preço de um botijão de gás. Atualmente o Auxílio-gás paga uma média de preço nacional do produto, mas a quantia exata pode variar. Por isso, em algumas regiões há quem receba a mais e em outras quem receba a menos.
A ideia é que o Gás do Povo dê direito a um vale troca, onde o titular do benefício poderá apresentar em uma das 58 mil revendedoras autorizadas e retirar o seu botijão de 13 kg.
Assim como acontece hoje a ideia é que as retiradas aconteçam a cada dois meses. O que muda é que ao invés de receber o valor do produto na conta, o cidadão vai receber um voucher para retirada do mesmo.
Quem tem direito ao botijão de gás gratuito?
Para ter acesso ao benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, a renda mensal por pessoa deve ser inferior a meio salário mínimo. O foco é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo que o auxílio chegue aos mais necessitados.
Principais benefícios do novo Vale-Gás:
- Alívio nas despesas mensais: Facilita o planejamento financeiro das famílias.
- Amplo alcance: Beneficiando mais de 15 milhões de lares.
- Promoção da economia familiar: Ajuda na reorganização financeira dos mais carentes.
Quando começa o novo Vale-gás?
Uma vez cadastradas no programa, as famílias receberão um cartão específico para retirada do botijão que poderá ser emitido nas casas lotéricas ou pelo App Caixa Tem.
Segundo o governo será preciso apresentar um documento com foto e este cartão para retirada do botijão de gás. O lançamento oficial do Gás do Povo acontece hoje (04) no Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, capital mineira.
No entanto, a previsão é de que o primeiro pagamento do benefício aconteça no mês de novembro.