Vai participar de concurso público? Inscreva-se no CadÚnico para garantir isenção da taxa

SALESóPOLIS, SP — Participar de um concurso público pode ser a chance ideal para quem busca um emprego estável e seguro. Contudo, a taxa de inscrição pode ser um obstáculo. Você sabia que pode conseguir a isenção dessa taxa? Inscrevendo-se no Cadastro Único (CadÚnico) você garante esse benefício.

concurso público
Vai participar de concurso público? Inscreva-se no CadÚnico para garantir isenção da taxa
(Foto: I.A/FDR)

A isenção da taxa de inscrição em concursos públicos federais é um direito garantido pela Lei nº 13.656, de 2018.

Essa legislação assegura que pessoas inscritas no CadÚnico com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa estejam isentas dessa taxa.

O que é CadÚnico?

O CadÚnico é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no Brasil. Assim, o governo pode oferecer assistência e benefícios sociais de forma mais eficaz. Ao se inscrever, você pode acessar outros programas sociais além da isenção de taxa.

Por quais motivos inscrever-se no CadÚnico?

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico, visite o CRAS mais próximo de você. Lembre-se de levar documentos como RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Esse processo é essencial para garantir sua isenção no concurso público.

Quem tem direito a isenção de taxa em concurso público?

A isenção destina-se principalmente a candidatos comprovadamente de baixa renda. Aqueles inscritos no CadÚnico conseguem comprovar a sua vulnerabilidade social ao inserir o seu NIS (Número de Identificação Social) que é gerado com a inscrição no Cadastro. 

Além desse público, a lei também garante a isenção para doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Para ter direito, é preciso solicitar o benefício no momento da inscrição e apresentar os documentos exigidos pelo edital.  

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com