SALESóPOLIS, SP — O feriado de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil, tem gerado muitas dúvidas nas últimas semanas. O motivo é que surgiram especulações sobre a mudança do feriado nacional para o dia seguinte, a segunda-feira 8 de setembro.
Para muitas pessoas a notícia veio como uma surpresa agradável, considerando que há mais de dois meses não há feriado nacional.

(Foto: I.A/Sora)
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o feriado de 7 de setembro continuará a ser comemorado no próprio dia, mesmo quando cair num domingo.
O que acontece, na verdade, é que algumas capitais brasileiras vão comemorar no dia 8 de setembro um feriado municipal, por isso quem vive nesses locais terá direito a folga.
Por que o feriado de 7 de setembro não será transferido?
Frequentemente, feriados são deslocados para segunda-feira para prolongar o descanso dos trabalhadores. Contudo, o 7 de setembro permanece fixo. A legislação brasileira mantém a tradição de celebrar a data exata, independentemente do dia da semana.
Quais cidades terão feriados em 8 de setembro?
No dia seguinte ao 7 de setembro, algumas capitais brasileiras e um único estado terão feriado na segunda-feira, 8 de setembro:
- São Luís (MA) celebra o Dia de Nossa Senhora da Natividade e aniversário de São Luís;
- Vitória (ES) comemora o Dia de Nossa Senhora da Vitória;
- Curitiba (PR) terá o Dia de Nossa Senhora da Luz;
- Todo o estado de Tocatins comemora o Dia de Nossa da Natividade.
Essas celebrações regionais tornam a semana especial para os moradores dessas cidades.
Impactos econômicos e sociais dos feriados prolongados
Os feriados prolongados causam impactos significativos na economia. Comércios locais, turismo e serviços se beneficiam do aumento de movimentação e vendas. Uma forma de aproveitar melhor esses momentos é organizando suas datas importantes em setembro.
No entanto, os próximos três feriados nacionais também caem em finais de semana e somente em novembro os brasileiros terão acesso a um feriadão prolongado, de quinta a domingo.
- 12 de outubro: Nossa Sra. Aparecida (feriado nacional, mas cai em um domingo)
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional, mas cai em um domingo)
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional, cai em um sábado)
- 20 de novembro: Dia de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional, cai em uma quinta-feira)