Aposentadoria de ex-melhor do mundo aos 32 anos surpreende

SALESóPOLIS, SP — A recente aposentadoria de um ex-melhor do mundo, ainda aos 32 anos, surpreendeu a todos. Essa decisão deixou o mundo do futebol em debate sobre os motivos que levam jovens talentos, ainda em destaque, a se retirarem precocemente.

aposentadoria
Aposentadoria de ex-melhor do mundo aos 32 anos surpreende
(Foto: I.A/Sora)

Lieke Martens anunciou sua aposentadoria do futebol profissional em 1º de setembro de 2025, aos 32 anos, por meio de suas redes sociais. A decisão foi motivada pelo desejo de focar na maternidade, já que ela deu à luz seu primeiro filho, Lowen, em fevereiro deste ano.

Nascida em Bergen, na Holanda, Martens iniciou sua carreira profissional em 2010 no SC Heerenveen. Ao longo dos anos, passou por diversos clubes europeus, destacando-se no FC Barcelona, onde conquistou a UEFA Women’s Champions League em 2021, e no Paris Saint-Germain (PSG), onde atuou até 2023

Por que a aposentadoria foi tão cedo?

A aposentadoria precoce de um jogador premiado levanta importantes questões. Lesões, saúde mental e desgaste físico e emocional podem ser fatores decisivos.

Apesar do futebol ser apaixonante, ele demanda muito de seus atletas. Frequentemente, a decisão de se aposentar busca priorizar a saúde e bem-estar a longo prazo.

Especificamente no caso de Lieke Martens, ela justificou sua saída do futebol profissional para se dedicar aos cuidados com o filho e a família.

A situação levanta alguns debates já que grandes jogadores homens, como Cristiano Ronaldo que possuí 5 filhos, Messi que tem 3 filhos e Neymar Jr. que possuí 4 filhos, não precisaram pensar em se aposentar por essa razão. 

“O futebol me proporcionou experiências inesquecíveis, mas, mais do que isso, me moldou na pessoa que sou hoje. Agora, sinto que é o momento certo para tomar essa decisão. Minha maior prioridade é ser a melhor mãe que posso ser para o Lowen, e estou animada para abraçar tudo o que está por vir”, descreveu a jogadora em suas redes sociais. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com