Urgente! 5º lote da restituição do Imposto de Renda já caiu na conta

SALESóPOLIS, SP — A Receita Federal anunciou que o 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda já foi depositado antes do previsto. Embora o pagamento estivesse programado para setembro, o Fisco finalizou todos os depósitos em agosto, surpreendendo positivamente os contribuintes.

restituição imposto de renda
Urgente! 5º lote da restituição do Imposto de Renda já caiu na conta
(Foto: I.A/Sora)

No início do ano a Receita Federal anunciou que faria o pagamento da restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. No entanto, a mais recente informação é de que todos os depósitos já foram realizados, ou seja, o quinto lote foi extinto. 

Como consultar se a restituição do Imposto de Renda já foi paga?

Quer saber se você foi contemplado no 5º lote da restituição? Acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consulta restituição”.

Depois, insira seu CPF e data de nascimento. Ali, você verifica o status do seu pagamento e encontra outras informações essenciais.

O que fazer se não tiver recebido a restituição?

Se, mesmo após o pagamento dos lotes, sua restituição do Imposto de Renda não caiu, não se preocupe. Aqui estão algumas ações que você pode tomar:

  • Verifique se há pendências em sua declaração.
  • Confirme a exatidão dos dados bancários fornecidos.
  • Entre em contato com a Receita Federal para esclarecer dúvidas, se necessário.

Com o 5º lote finalizado, aqueles que ainda aguardam a restituição devem estar atentos. De acordo com o Fisco “Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores”. 

Caso hajam pendências na sua declaração é importante regular, por meio da declaração retificadora, e aguardar porque a partir disso a Receita Federal vai liberar os lotes residuais. Isto é, os lotes de pagamentos que ficaram de fora dos lotes regulares. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com