SALESóPOLIS, SP — A Receita Federal anunciou que o 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda já foi depositado antes do previsto. Embora o pagamento estivesse programado para setembro, o Fisco finalizou todos os depósitos em agosto, surpreendendo positivamente os contribuintes.
(Foto: I.A/Sora)
No início do ano a Receita Federal anunciou que faria o pagamento da restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. No entanto, a mais recente informação é de que todos os depósitos já foram realizados, ou seja, o quinto lote foi extinto.
Como consultar se a restituição do Imposto de Renda já foi paga?
Quer saber se você foi contemplado no 5º lote da restituição? Acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consulta restituição”.
Depois, insira seu CPF e data de nascimento. Ali, você verifica o status do seu pagamento e encontra outras informações essenciais.
O que fazer se não tiver recebido a restituição?
Se, mesmo após o pagamento dos lotes, sua restituição do Imposto de Renda não caiu, não se preocupe. Aqui estão algumas ações que você pode tomar:
- Verifique se há pendências em sua declaração.
- Confirme a exatidão dos dados bancários fornecidos.
- Entre em contato com a Receita Federal para esclarecer dúvidas, se necessário.
Com o 5º lote finalizado, aqueles que ainda aguardam a restituição devem estar atentos. De acordo com o Fisco “Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores”.
Caso hajam pendências na sua declaração é importante regular, por meio da declaração retificadora, e aguardar porque a partir disso a Receita Federal vai liberar os lotes residuais. Isto é, os lotes de pagamentos que ficaram de fora dos lotes regulares.