Receita Federal CANCELA o pagamento do 5º lote de restituição do IRPF

SALESóPOLIS, SP — O 5º lote de restituição do IRPF, originalmente previsto para setembro, foi cancelado pela Receita Federal. O órgão divulgou nesta terça-feira (02) que concluiu os pagamentos antecipadamente. 

restituição
Receita Federal CANCELA o pagamento do 5º lote de restituição do IRPF
(Foto: I.A/Sora)

De acordo com a Receita Federal, todos os depósitos da restituição do Imposto de Renda foram encerrados em agosto com o pagamento do 4º lote. Assim, todos os contribuintes com direito à restituição já receberam seus valores.

Razões para o cancelamento do 5º lote de restituição do IRPF

Inicialmente, a Receita Federal planejou que as restituições do IRPF de 2025 ocorreriam em cinco lotes. No entanto, de maneira antecipada, o Fisco liberou os pagamentos em quatro depósitos. 

Os valores foram pagos aos contribuintes com mais celeridade porque, segundo a Receita, os recursos estavam disponíveis antes do esperado. Com a execução do 4º lote mais cedo, o 5º lote tornou-se desnecessário.

Como conferir se sua restituição do IRPF foi paga?

Para verificar se sua restituição do IRPF foi paga, visite o site oficial da Receita Federal e procure por “Meu Imposto de Renda” e “Consultar restituição”. 

Depois, informe o seu CPF e data de nascimento para consultar o status do pagamento. Se houver dúvidas ou se a restituição não tiver sido creditada na conta informada, é recomendável contatar a Receita para esclarecimentos.

E quem ficou de fora da restituição do IRPF?

Quem ficou de fora da restituição do IRPF não deve esperar receber no dia 30 de setembro, considerando que o quinto lote foi cancelado.

Agora precisa consultar o status da sua declaração e verificar se existem pendências, pode ser necessário enviar uma declaração retificadora. 

“Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores“, informou a Receita Federal.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com