SALESóPOLIS, SP — O 5º lote de restituição do IRPF, originalmente previsto para setembro, foi cancelado pela Receita Federal. O órgão divulgou nesta terça-feira (02) que concluiu os pagamentos antecipadamente.

(Foto: I.A/Sora)
De acordo com a Receita Federal, todos os depósitos da restituição do Imposto de Renda foram encerrados em agosto com o pagamento do 4º lote. Assim, todos os contribuintes com direito à restituição já receberam seus valores.
Razões para o cancelamento do 5º lote de restituição do IRPF
Inicialmente, a Receita Federal planejou que as restituições do IRPF de 2025 ocorreriam em cinco lotes. No entanto, de maneira antecipada, o Fisco liberou os pagamentos em quatro depósitos.
Os valores foram pagos aos contribuintes com mais celeridade porque, segundo a Receita, os recursos estavam disponíveis antes do esperado. Com a execução do 4º lote mais cedo, o 5º lote tornou-se desnecessário.
Como conferir se sua restituição do IRPF foi paga?
Para verificar se sua restituição do IRPF foi paga, visite o site oficial da Receita Federal e procure por “Meu Imposto de Renda” e “Consultar restituição”.
Depois, informe o seu CPF e data de nascimento para consultar o status do pagamento. Se houver dúvidas ou se a restituição não tiver sido creditada na conta informada, é recomendável contatar a Receita para esclarecimentos.
E quem ficou de fora da restituição do IRPF?
Quem ficou de fora da restituição do IRPF não deve esperar receber no dia 30 de setembro, considerando que o quinto lote foi cancelado.
Agora precisa consultar o status da sua declaração e verificar se existem pendências, pode ser necessário enviar uma declaração retificadora.
“Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores“, informou a Receita Federal.