Lista de bancos onde idosos com mais de 80 anos podem pedir empréstimo

SALESóPOLIS, SP — Conseguir um empréstimo pode ser um desafio para idosos, especialmente aqueles com mais de 80 anos. No entanto, algumas instituições financeiras oferecem soluções específicas para atender a essa faixa etária.

Não existe uma determinação por lei que limite a idade para liberação de crédito pessoal ou consignado para pessoas idosas. Porém, os bancos são mais rigorosos neste caso porque há chances de não haver o pagamento caso o solicitante venha a falecer. 

idoso
Lista de bancos onde idosos com mais de 80 anos podem pedir empréstimo
(Foto: I.A/Sora)

Idosos acima de 80 anos têm opções seguras em algumas instituições financeiras. Mas é recomendado ler com atenção ao contrato e suas clásulas, por exemplo, verificando se o banco exige algum tipo de garantia para o pagamento.  

Isso porque, no pior dos casos, se o titular do empréstimo falecer, os filhos não herdam as dívidas. Logo, não são obrigados a continuar pagando pelo crédito. 

Bancos que liberam empréstimos a idosos

Aqui estão alguns bancos que oferecem facilidades para idosos:

Empréstimo consignado para idosos

O empréstimo consignado é uma opção popular entre idosos. Nesse crédito as parcelas são descontadas diretamente de aposentadorias ou pensões, oferecendo segurança e praticidade.

De acordo com a Serasa, algumas instituições permitem empréstimos consignados até os 90 anos.

Dicas para escolher o melhor banco

  • Analise condições e taxas: As condições são diferentes em cada instituição.
  • Confira os prazos de pagamento: Escolha prazos que se adequem ao seu orçamento.
  • Considere o empréstimo consignado: Oferece taxas de juros menores, sendo vantajoso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com