Carrefour fecha as portas no Brasil de loja com décadas de tradição ─ atividade vai até 13 de setembro

O encerramento de uma era está próximo no interior do Rio Grande do Sul. O supermercado Nacional de Montenegro, no Vale do Caí, inicia sua liquidação final e terá atividades encerradas no dia 13 de setembro.

A unidade funcionou por mais de 30 anos e era um ponto de referência para a população local. Agora, os clientes se deparam com prateleiras vazias e alguns corredores com acesso restrito, sinalizando a reta final da operação.


Encerramento da unidade em Montenegro

A loja de Montenegro faz parte da série de fechamentos promovidos pelo Carrefour, que decidiu extinguir a marca Nacional em todo o estado.

No ponto, será inaugurado um supermercado da rede Mombach, que já mantém outras três unidades na cidade.

Assim, a mudança representa não apenas a saída de uma bandeira tradicional. Pois, há também a chegada de uma concorrente regional mais forte.

Carrefour vazio, imagem de frente de uma loja aberta
Carrefour fecha supermercado ─ Imagem: Geração/FDR

Lojas fechadas recentemente

O processo de desligamento das unidades Nacional não acontece apenas em Montenegro. No último fim de semana, o supermercado do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, também fechou as portas.

Itens remanescentes dessas lojas, como carrinhos de compras e sacolas plásticas, estão sendo reaproveitados em outras operações do grupo. Isso demonstra também a reorganização interna em andamento.


Qual é a estratégia do Carrefour no Brasil?

A decisão de encerrar a bandeira Nacional faz parte de uma estratégia maior do Carrefour Brasil, controlado pelo grupo francês.

Segundo Pablo Lorenzo, CEO da companhia na América Latina, o foco agora está em formatos considerados mais competitivos:

  • Atacadão, modelo atacarejo, que atrai tanto famílias quanto pequenos comerciantes.
  • Sam’s Club, clube de compras baseado em assinatura e voltado, principalmente, para produtos em embalagens maiores.

De acordo com Lorenzo, “nossa estratégia mudou”, e o objetivo é consolidar a operação em lojas de maior escala, com potencial de crescimento no longo prazo.

Assim, a liquidação da unidade de Montenegro simboliza não apenas o fim de uma loja tradicional. Afinal, está ocorrendo uma transformação da presença do Carrefour no Brasil.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.