A disputa pelo mercado de carros elétricos na América do Sul ganhou um novo capítulo. Após a consolidação de gigantes como BYD e Geely, a chinesa NIO confirmou oficialmente sua chegada à região.
Assim, a chinesa escolheu a Costa Rica como porta de entrada no continente.
A expansão faz parte de um plano global que também inclui Singapura e Uzbequistão. Com isso, ela reforça a estratégia da empresa de crescer além da China e da Europa.
NIO inicia presença no continente americano
A Costa Rica é o país que sediará a estreia da NIO na América Latina. A parceria com a Horizontes Cielo Azul Movilidad, principal distribuidora de veículos elétricos no país, coloca a marca em contato direto com o mercado. Que, aliás, tem avançado em políticas sustentáveis e de eletrificação da frota.
Com isso, a NIO passa a disputar espaço em um terreno onde estão marcas chinesas como BYD, líder mundial em vendas de elétricos. E claro, a Geely, que vem reforçando sua presença na região.
Portfólio completo para desafiar concorrentes
A NIO não chega tímida. Aliás, entre os modelos previstos para o mercado latino estão:
- NIO EL8 (conhecido como ES8 na China)
- NIO EL6 (ES6)
- NIO ET5 Touring (ET5T)
- ONVO L60
- firefly
A oferta variada mira consumidores que buscam desde SUVs premium até veículos mais compactos e acessíveis. Desse modo, ela reforça o posicionamento da marca de atender diferentes perfis de usuários.
Expansão global estratégica da NIO
Além da Costa Rica, a NIO anunciou a entrada em Singapura, em parceria com a Wearnes Automotive, e no Uzbequistão, via Abu Sahiy Motors.
Essa movimentação amplia a rede da empresa, que já conta com centros de P&D em locais estratégicos como Xangai, Munique, Oxford, San José e Abu Dhabi.
Até julho de 2025, a montadora já havia entregue mais de 806 mil veículos no mundo. Com o número portanto, ela conquista espaço no segmento premium de elétricos, com modelos acima de RMB 300.000.
A batalha dos elétricos no continente
Com a chegada da NIO, o cenário sul-americano ganha mais um protagonista de peso.
Enquanto a BYD segue ampliando fábricas no Brasil e a Geely reforça sua presença por meio de marcas parceiras, a NIO aposta na experiência do usuário. Ao mesmo tempo, foca na diversidade de seu portfólio para se diferenciar.
A movimentação mostra que a região se tornou estratégica para as montadoras chinesas. Assim, fica claro, que elas enxergam na América do Sul um dos principais campos de disputa pelo futuro da mobilidade elétrica.