BYD e Geely veem nova montadora chinesa de carros elétricos chegar à América do Sul: NIO

A disputa pelo mercado de carros elétricos na América do Sul ganhou um novo capítulo. Após a consolidação de gigantes como BYD e Geely, a chinesa NIO confirmou oficialmente sua chegada à região.

Assim, a chinesa escolheu a Costa Rica como porta de entrada no continente.

A expansão faz parte de um plano global que também inclui Singapura e Uzbequistão. Com isso, ela reforça a estratégia da empresa de crescer além da China e da Europa.


NIO inicia presença no continente americano

A Costa Rica é o país que sediará a estreia da NIO na América Latina. A parceria com a Horizontes Cielo Azul Movilidad, principal distribuidora de veículos elétricos no país, coloca a marca em contato direto com o mercado. Que, aliás, tem avançado em políticas sustentáveis e de eletrificação da frota.

Com isso, a NIO passa a disputar espaço em um terreno onde estão marcas chinesas como BYD, líder mundial em vendas de elétricos. E claro, a Geely, que vem reforçando sua presença na região.


Portfólio completo para desafiar concorrentes

A NIO não chega tímida. Aliás, entre os modelos previstos para o mercado latino estão:

  • NIO EL8 (conhecido como ES8 na China)
  • NIO EL6 (ES6)
  • NIO ET5 Touring (ET5T)
  • ONVO L60
  • firefly

A oferta variada mira consumidores que buscam desde SUVs premium até veículos mais compactos e acessíveis. Desse modo, ela reforça o posicionamento da marca de atender diferentes perfis de usuários.

Expansão global estratégica da NIO

Além da Costa Rica, a NIO anunciou a entrada em Singapura, em parceria com a Wearnes Automotive, e no Uzbequistão, via Abu Sahiy Motors.

Um carro da NIO ao lado de um da BYD e da Geely
NIO ─ Imagem: Geração/FDR

Essa movimentação amplia a rede da empresa, que já conta com centros de P&D em locais estratégicos como Xangai, Munique, Oxford, San José e Abu Dhabi.

Até julho de 2025, a montadora já havia entregue mais de 806 mil veículos no mundo. Com o número portanto, ela conquista espaço no segmento premium de elétricos, com modelos acima de RMB 300.000.


A batalha dos elétricos no continente

Com a chegada da NIO, o cenário sul-americano ganha mais um protagonista de peso.

Enquanto a BYD segue ampliando fábricas no Brasil e a Geely reforça sua presença por meio de marcas parceiras, a NIO aposta na experiência do usuário. Ao mesmo tempo, foca na diversidade de seu portfólio para se diferenciar.

A movimentação mostra que a região se tornou estratégica para as montadoras chinesas. Assim, fica claro, que elas enxergam na América do Sul um dos principais campos de disputa pelo futuro da mobilidade elétrica.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.