Mais de 2 milhões de pessoas serão ressarcidas pelo INSS até HOJE (01/09)

SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até hoje (01) para fazer o ressarcimento de valores que foram desviados por entidades privadas. Segundo as informações divulgadas, esse pagamento beneficiará 1.995.450 indivíduos, representando 99,5% dos que aderiram ao acordo.

inss
Mais de 2 milhões de pessoas serão ressarcidas pelo INSS até HOJE (01/09)
(Foto: I.A/FDR)

O ressarcimento realizado pelo INSS visa devolver valores que foram desviados por entidades privadas que faziam descontos sem autorização do segurado.

Os pagamentos serão creditados diretamente na conta vinculada ao benefício, e os valores são ajustados pela inflação utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os valores têm sido devolvidos desde o mês passado, e segundo o Instituto até esta segunda-feira (01) 99,5% de quem já aderiu ao ressarcimento vai se beneficiar com a devolução. 

Quem tem direito ao ressarcimento do INSS?

Para serem elegíveis ao ressarcimento, os beneficiários precisaram aderir a um acordoalém de serem:

  • Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis;
  • Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025;
  • Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação para aderir ao acordo).

O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

Como pedir pela devolução de dinheiro pelo INSS

  • Contestar o desconto indevido – É o primeiro passo. A contestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios;
  • Aguardar resposta da entidade – Prazo de até 15 dias úteis;
  • Sem resposta? Opção liberada – O sistema libera para adesão ao acordo;
  • Aderir ao acordo – Pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas Agências dos Correios;
    • No aplicativo Meu INSS: acesse com CPF e senha, vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”, role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Atenção ao prazo! A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de novembro de 2025.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com