Fiat, Peugeot e Citroën convocam recall URGENTE por risco de incêndio

SALESóPOLIS, SP — A Stellantis comunicou sobre um recall urgente devido ao risco de incêndio em alguns modelos de veículos Fiat. Esta medida preventiva também envolve veículos da Peugeot e Citroën, integrantes do mesmo grupo automotivo.

FIAT
Fiat, Peugeot e Citroën convocam recall URGENTE por risco de incêndio
(Foto: I.A/Sora)

Os modelos afetados, fabricados em anos distintos, incluem diversas unidades das marcas Fiat, Peugeot e Citroën. É crucial que os proprietários verifiquem se seus veículos estão listados no recall.

O problema da Peugeot e Citroën está relacionado a um defeito no sistema elétrico. Por isso, o conserto prevê a troca de componentes que podem provocar vazamento de gases, disparo acidental do airbag e até risco de incêndio.

Enquanto isso, as deficiências mecânicas da FIAT são mais complexas e potencialmente mais perigosas.

“Foi identificada a possibilidade de atrito do chicote central dianteiro com o suporte do painel de instrumentos, podendo ocasionar princípio de incêndio e ou acionamento involuntário do airbag lateral e/ou do airbag de cortina, ambos do lado do passageiro, potencializando a ocorrência de acidentes com consequentes danos materiais, físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros”, diz a nota da Fiat.

Quais carros precisam de recall?

De acordo com reportagem do g1, os modelos Peugeot 2008 incluídos no recall são aqueles que possuem os seguintes últimos oito números de chassi:

  • Peugeot 2008: SG559007 a SG576773.

Já os modelos da Citroën pertencem aos seguintes últimos oito números de chassi dos modelos de 2025:

  • Citroën C3 Aircross: SB546266 a SB546303;
  • Citroën Basalt: SB547003 a SB547150.

Os modelos Fiat Titano incluídos no recall são de 2024 e 2025, pertencendo aos seguintes últimos oito números de chassi:

  • Fiat Titano: RA805001 a SA818961.

O que fazer se o seu carro precisar de recall?

Quem tem um carro dentro da lista da Stellantis deve procurar uma concessionária para o procedimento de recall, as montadoras Peugeot e Citroën preveem que o serviço tenha duração de pelo menos quatro horas. 

Enquantro a FIAT acredita que os carros levados até as suas consessionárias precisarão ficar por pelo menos duas horas para serem atendidos. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com