Compras internacionais despencam 35% com a ‘taxa das dlusinhas’: o que isso significa?

ARAGUARI, MG — Nos últimos meses, a expressão ‘taxa das blusinhas’ tornou-se comum nas discussões sobre compras internacionais. Essa medida recente resultou em uma queda de 35% nas compras de produtos do exterior pelos brasileiros. A mudança afetou principalmente as classes C, D e E, que frequentemente buscavam opções mais econômicas fora do país.

 

A ‘taxa das blusinhas’ surgiu da intenção do governo de aumentar a arrecadação e proteger o mercado interno. As novas taxas elevaram os preços de produtos anteriormente mais baratos lá fora. Como consequência, quem dependia dessas compras para economizar teve que repensar suas estratégias.

O que é a ‘taxa das blusinhas’?

Compras internacionais despencam 35% com a ‘taxa das dlusinhas’: o que isso significa?Imagem: Agência Brasil

Afinal, o que é a ‘taxa das blusinhas’? Trata-se de um encargo adicional sobre vestuário e eletrônicos comprados do exterior. Antes bastante atraentes pelo custo-benefício, esses itens agora ficaram mais caros.

Segundo a CBN, o objetivo é equiparar os preços entre produtos importados e seus equivalentes nacionais. Entretanto, isso resultou em uma diminuição significativa das compras internacionais.

  • Valorizar produtos nacionais: Optar por produtos nacionais, que têm melhorado em qualidade e competitividade;
  • Aproveitar promoções: Ficar atento a promoções e cupons de lojas nacionais e internacionais, que podem compensar a taxa;
  • Compras coletivas: Participar de grupos de compras coletivas ajuda a diminuir o custo final dos produtos.

Esse novo cenário desafia muitos a revisitar suas práticas de consumo, incentivando a exploração de alternativas no mercado interno. Embora a ‘taxa das blusinhas’ traga desafios, ela também oferece uma oportunidade para fortalecer o mercado local e reformular hábitos de consumo.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.