Casa de GRAÇA liberada para idosos que vivem na maior cidade do país

SALESóPOLIS, SP — Os idosos em situação de vulnerabilidade têm um novo motivo para celebrar: o governo fortaleceu um programa que transforma vidas ao oferecer moradia gratuita, assegurando dignidade e segurança para muitos.

casa de graça
Casa de GRAÇA liberada para idosos que vivem na maior cidade do país
(Foto: Newton Menezes)

Chamado de “Programa Vida Longa” esta é uma extensão do antigo Vila Dignidade, criado em 2009 gerenciado pelo governo do estado de São Paulo

Em 2019 o programa foi reformulado e como resultado em dois anos, de 2023 a 2025, foram entregues 17 conjuntos do Vida Longa.

O que é o programa Vida Longa?

O “Programa Vida Longa” responde à necessidade urgente de moradia adequada para idosos em vulnerabilidade. Este projeto destina-se a oferecer residências com infraestrutura adaptada, promovendo conforto e segurança. 

Normalmente, são direcionados a idosos que não têm família na região, ou que não podem morar com os filhos, mas não possuem renda o suficiente para alugar ou comprar um imóvel. 

Para funcionar as prefeituras fazem a doação do terreno onde os empreendimentos serão construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela gestão e manutenção do conjunto após a conclusão das obras.

Quem pode conseguir moradia gratuita?

  • Pessoa com 60 anos ou mais;
  • Independente para a realização das tarefas diárias;
  • Sem vínculos familiares ou sozinhas;
  • Situação de vulnerabilidade e risco social;
  • Renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Inseridos no Cadúnico;
  • Residente há pelo menos dois anos no município.

Quais os benefícios para os idosos com o programa?

O programa vai além de apenas oferecer moradia de graça para os idosos, mas proporciona um ambiente adaptado e comunitário, com assistência social e acompanhamento médico regular. 

Além disso, os idosos não precisam pagar pela conta de água ou fornecimento de energia elétrica. 

Como se inscrever no programa de casa gratuita em São Paulo?

Segundo a Agência SP, estão em produção no Estado de São Paulo 11 residenciais, totalizando 278 unidades.

As prefeituras que estiverem interessadas em implementar o programa em seus municípios devem realizar a solicitação à SDUH, que analisará a viabilização do pedido.

Depois, aprovado o projeto, cabe ao idoso fazer o seu pedido para conseguir a casa de graça. O ponto de inscrição é liberado pela prefeitura municipal, mas normalmente depende de avaliação pelo Cadastro Único onde a seleção acontece. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com