Atenção! Veja se o seu carro está na lista de veículos com risco de incêndio

SALESóPOLIS, SP — Mantenha-se informado! Recentes anúncios de recall por fabricantes como Fiat, Peugeot e Citroën apontam riscos de incêndio em veículos específicos. Confira já se o seu carro está entre eles.

fiat
Atenção! Veja se o seu carro está na lista de veículos com risco de incêndio
(Foto: I.A/Sora)

Os modelos afetados, fabricados em anos distintos, incluem diversas unidades das marcas Fiat, Peugeot e Citroën. É crucial que os proprietários verifiquem se seus veículos estão listados no recall.

O que é um recall?

Recall é um chamamento das montadoras para corrigir falhas de fabricação em peças ou sistemas de um carro. Esses alertas visam proteger a segurança de motoristas e passageiros, prevenindo acidentes e danos materiais.

Especificamente neste caso, a Stellantis, responsável pelas marcas mencionadas, confirmou falhas no sistema elétrico que pode causar vazamento de gás. E ainda, acionamento involuntário do airbag lateral e/ou do airbag que pode gerar consequências graves.

Quais carros estão em risco?

Veículos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën estão no foco de um recall recente devido a potenciais riscos de incêndios inesperados.

A intervenção nos veículos afetados será realizada gratuitamente na concessionária, a previsão é de que dure de duas a quatro horas

  • Fiat:
    • Fiat Titano: RA805001 a SA818961
  • Peugeot:
    • Peugeot 2008: SG559007 a SG576773.
  • Citroën:
    • Citroën C3 Aircross: SB546266 a SB546303;
    • Citroën Basalt: SB547003 a SB547150.

Como verificar se o seu carro está na lista de recalls?

Para começar, localize o número de série ou chassi do seu veículo. Em seguida, consulte o site oficial da montadora para verificar se ele corresponde aos modelos divulgados

Quais os riscos de ignorar o recall?

Não atender ao recall pode levar a consequências sérias, incluindo incêndios e a perda total do carro. Além disso, há o perigo de causar danos a terceiros no trânsito. Portanto, é vital seguir as orientações do recall imediatamente.

“Foi identificada a possibilidade de atrito do chicote central dianteiro com o suporte do painel de instrumentos, podendo ocasionar princípio de incêndio e ou acionamento involuntário do airbag lateral e/ou do airbag de cortina, ambos do lado do passageiro, potencializando a ocorrência de acidentes com consequentes danos materiais, físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros”, diz a nota da Fiat.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com