15 anos contribuídos dão direito a aposentadoria pelo INSS

SALESóPOLIS, SP — A aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Se você contribuiu por 15 anos pode ter direito ao benefício, mesmo sem saber. É crucial compreender as regras vigentes para evitar surpresas.

aposentadoria inss
15 anos contribuídos dão direito a aposentadoria pelo INSS
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As regras de aposentadoria pelo INSS mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Anteriormente, existia a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, o segurado precisa alcançar uma idade mínima para se aposentar.

Para trabalhadores urbanos, homens devem ter pelo menos 65 anos e mulheres, 62 anos, além de cumprir um tempo mínimo de contribuição. Até mesmo a aposentadoria especial, dedicada a profissões de risco, passou a exigir idade. 

É possível aposentar com 15 anos de contribuição?

Sim, é possível aposentar-se com 15 anos de contribuição ao INSS, desde que tenha a idade mínima mencionada. 

Há, porém, duas exceções quanto a idade e carência:

  • Aposentadoria por invalidez – basta ter contribuído por 12 meses para conseguir o benefício, desde que esteja totalmente inválido para trabalhar;
  • Aposentadoria especial – válido para pessoas que trabalharam em profissões de alto risco. Aqueles que já contribuiam para o INSS antes da reforma da Previdência devem somar 66 pontos na soma entre idade e tempo de contribuição. 

Benefícios de cumprir o tempo mínimo de contribuição

Com 15 anos de contribuição, você garante o direito à aposentadoria, mas o salário médio de contribuição influencia o valor que você pode receber. Ou seja, algumas vezes vale a pena trabalhar por mais tempo para conseguir um salário maior. 

Além de atender aos requisitos legais, considere fatores econômicos e financeiros pessoais. Aposentadoria privada e economias adicionais podem complementar a renda na aposentadoria.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com