SALESóPOLIS, SP — A aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Se você contribuiu por 15 anos pode ter direito ao benefício, mesmo sem saber. É crucial compreender as regras vigentes para evitar surpresas.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
As regras de aposentadoria pelo INSS mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Anteriormente, existia a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, o segurado precisa alcançar uma idade mínima para se aposentar.
Para trabalhadores urbanos, homens devem ter pelo menos 65 anos e mulheres, 62 anos, além de cumprir um tempo mínimo de contribuição. Até mesmo a aposentadoria especial, dedicada a profissões de risco, passou a exigir idade.
É possível aposentar com 15 anos de contribuição?
Sim, é possível aposentar-se com 15 anos de contribuição ao INSS, desde que tenha a idade mínima mencionada.
Há, porém, duas exceções quanto a idade e carência:
- Aposentadoria por invalidez – basta ter contribuído por 12 meses para conseguir o benefício, desde que esteja totalmente inválido para trabalhar;
- Aposentadoria especial – válido para pessoas que trabalharam em profissões de alto risco. Aqueles que já contribuiam para o INSS antes da reforma da Previdência devem somar 66 pontos na soma entre idade e tempo de contribuição.
Benefícios de cumprir o tempo mínimo de contribuição
Com 15 anos de contribuição, você garante o direito à aposentadoria, mas o salário médio de contribuição influencia o valor que você pode receber. Ou seja, algumas vezes vale a pena trabalhar por mais tempo para conseguir um salário maior.
Além de atender aos requisitos legais, considere fatores econômicos e financeiros pessoais. Aposentadoria privada e economias adicionais podem complementar a renda na aposentadoria.