O Labor Day, celebrado sempre na primeira segunda-feira de setembro, pode trazer reflexos diretos para brasileiros. Sobretudo, quem depende de movimentações financeiras ligadas aos Estados Unidos.
Em 2025, a data cai no dia 1º de setembro, e bancos e instituições financeiras norte-americanas suspendem operações. Por isso, há o risco de atrasos em transferências internacionais, liquidações de câmbio e até em pagamentos de serviços conectados ao sistema americano.
O que é o Labor Day em setembro?
O feriado surgiu no fim do século XIX como uma homenagem às conquistas dos trabalhadores e foi oficializado em 1894.
Além do caráter histórico, a data marca o fim não oficial do verão nos EUA, sendo um dos períodos mais movimentados para turismo e comércio.
Por isso, além da paralisação bancária, há uma sobrecarga em companhias aéreas, estradas e serviços.
Como este feriado mexe com os brasileiros?
Brasileiros que possuem remessas de dólar, investimentos nos EUA ou transações que dependem de compensação internacional devem se preparar.
Isso porque, há o fechamento do sistema financeiro norte-americano. Logo, as operações como ordens de pagamento via SWIFT, liquidações de corretoras e movimentações em bancos digitais internacionais ficam para o dia 2 de setembro.
Empresas que importam ou exportam também precisam ficar atentas, já que o atraso pode afetar a liquidez no caixa e até compromissos locais.
Plataformas de envio de dinheiro, como Remessa Online, Wise e PayPal, normalmente emitem alertas prévios sobre a pausa.
Fim de semana prolongado no EUA
Como o Labor Day é comemorado em uma segunda-feira, forma-se o chamado “Labor Day weekend”. Este é um dos feriados mais extensos e movimentados do calendário americano.
Isso significa que muitas operações já ficam mais lentas a partir da sexta-feira anterior, aumentando o prazo para compensações financeiras.
Como se programar para este feriado?
Para evitar surpresas, especialistas recomendam antecipar as transferências. E claro, programar pagamentos internacionais com pelo menos dois dias úteis de antecedência.
Quem depende de recebimentos vindos do exterior também deve considerar que o dinheiro pode entrar apenas depois do feriado.
Além disso, é importante verificar comunicados do próprio banco ou instituição financeira sobre prazos durante esse período.