Mais de 2 milhões de segurados já garantiram o ressarcimento do INSS; veja como participar

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O ressarcimento do INSS é destinado aos segurados que foram afetados por descontos indevidos identificados em casos de fraude no sistema previdenciário. Para ter acesso a esse benefício, o segurado deve verificar sua elegibilidade por meio dos canais oficiais do INSS.

É importante destacar que o ressarcimento do INSS não é automático. Portanto, os segurados que identificaram a fraude precisam manifestar seu interesse de forma formal, por meio de uma adesão realizada na plataforma online do INSS, que agiliza o atendimento.

Além disso, caso seja necessário, é possível buscar orientações diretamente em uma unidade do INSS. Assim, o processo se torna acessível e eficiente, permitindo a correção dos descontos indevidos e restabelecendo a confiança no sistema previdenciário.

Ressarcimento do INSS

Até esta quinta-feira (28/8), 2.004.449 segurados já tinham aderido ao acordo, o que representa mais de 70% dos beneficiários que têm direito ao ressarcimento. Desses, 1.995.450 beneficiários (ou seja, 99,5% dos que já aderiram) vão receber os valores até a próxima segunda-feira, 1º de setembro.

O pagamento será feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA). O prazo para aderir ao acordo ainda está aberto e, para isso, o procedimento é simples, gratuito e não exige o envio de documentos.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou a importância desse avanço:

“Já ultrapassamos a marca de dois milhões de adesões, mas ainda existem cerca de 800 mil beneficiários que já têm direito e não aderiram. Nosso compromisso é garantir que cada aposentado e pensionista receba o seu dinheiro de volta com segurança”.

Quem pode aderir ao acordo?

  • Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam uma resposta da entidade em até 15 dias úteis.
    Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025.
    Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores. (Importante: é necessário desistir da ação para aderir ao acordo).

Aprenda a aderir ao ressarcimento do INSS. Segundo a Agência Gov, esse movimento impacta positivamente milhões de brasileiros. Se você é um possível beneficiário, não deixe de seguir esses passos e garantir seu ressarcimento.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.