Adulteração de combustível: Polícia Federal desvenda mega esquema de fraudes do PCC

SALESóPOLIS, SP — A adulteração de combustível é um problema grave que afeta consumidores e a economia brasileira. A Polícia Federal desmantelou um esquema de fraudes ligado ao PCC, onde a prática de adulterar combustíveis estava em destaque.

combustível
Adulteração de combustível: Polícia Federal desvenda mega esquema de fraudes do PCC
(Foto: I.A/Sora)

A adulteração de combustível compromete a eficiência dos carros, podendo causar sérios danos aos motores. Na quinta-feira (28) a Polícia Federal realizou uma megaoperação contra o crime organizado no país e descobriu que a prática de adulteração era mais comum que o esperado. 

Conforme apurado pela PF, o PCC tinha um complexo esquema de importação de metanol que era misturado na composição de gasolina e etanol. A mistura era feita para baratear o combustível vendido nos postos liderados pela facção.

Como funciona a adulteração de combustível?

Adulteração de combustível ocorre quando substâncias ilegais, como metanol, são adicionadas à gasolina. 

Há permissão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para que o metanol seja misturado aos combustíveis, mas com um percentual de até 0,5%. No entanto, a Polícia Federal descobriu que haviam misturas usando até 90% desse composto químico. 

Quais os Riscos da Adulteração de Combustível?

  • Danos ao Motor: A mistura destrói partes críticas do motor, levando a reparos caros.
  • Poluição Ambiental: Mistura pode aumentar a emissão de poluentes.
  • Perigo à Saúde: Metanol é tóxico, apresentando risco em caso de inalação ou contato direto.
  • Desempenho: Metanol produz menos energia que o etanol, por isso o desempenho dos veículos tende a diminuir. 

“A quantidade de energia que 1 litro de etanol tem é 25% maior do que 1 litro de metanol. Se o consumidor chegar no posto de abastecimento pensando que vai abastecer de etanol e, em vez disso, encher o tanque de metanol, ele estará levando 25% a menos de energia, vai rodar 25% a menos”, afirma Ricardo Abreu, engenheiro mecânico e consultor de mobilidade sustentável ao g1

Descoberta da Polícia Federal: Qual o Impacto?

A operação da Polícia Federal revelou um esquema abrangente de fraudes envolvendo o PCC. Esta descoberta é crucial para combater práticas ilegais que afetam o bolso do consumidor e a economia.

Houve na última quinta-feira (28) uma força-tarefa nacional, onde pelo menos 1.400 policiais participaram cumprindo mandatos de busca, apreensão e prisão em oito estados.

O objetivo foi desarticular um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado por integrantes da facção criminosa PCC. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com