SALESóPOLIS, SP — O tarifaço de Donald Trump sobre os produtos brasileiros, incluindo a carne bovina, dificultou a venda para os Estados Unidos. Tendo que pagar um imposto 50% maior os norte americanos perderam espaço para um vizinho muito próximo.

(Foto: I.A/Sora)
O México ultrapassou os Estados Unidos e agora é o segundo maior comprador da carne bovina do Brasil. Essa movimentação sinaliza o crescente protagonismo do México no palco global de importação de carnes.
Por que o México está comprando mais carne bovina do Brasil?
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) nesta quarta-feira (27) o México passou do quarto para o segundo lugar no ranking de principais compradores de carne bovina do Brasil.
A Abiec afirmou que os embarques para os mexicanos já vinham crescendo, mas em agosto ocupou um volume maior. Foram 10,2 mil toneladas de carne para os mexicanos.
México pode substituir os Estados Unidos na compra de carne bovina?
Segundo a Abiec não é possível falar sobre substituição, mas salientou que possuí uma boa relação com o governo do México.
Em 2024, o Brasil respondeu por 23,5% das importações mexicanas de carne bovina. Além disso, o México é o 8º maior destino do agronegócio brasileiro, com participação de 1,87%.
“[o Brasil quer] ampliar o número de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar, diversificando fornecedores, fortalecendo a segurança alimentar do México e consolidando o Brasil como parceiro estratégico“, afirmou o presidente da Abiec, Roberto Perosa, segundo o g1.