3 coisas simples que fazem a conta de energia despencar

A conta de energia segue como uma das maiores preocupações das famílias brasileiras.

Mas com reajustes frequentes e consumo elevado em períodos de calor ou frio, muita gente busca alternativas para pagar menos sem abrir mão do conforto. Veja abaixo três formas eficazes de cortar gastos no dia a dia.


Pague a conta de energia por débito automático e acompanhe o consumo

Muitas concessionárias de energia oferecem descontos ou condições diferenciadas para quem opta pelo débito automático.

Além disso, acompanhar o consumo mensal é fundamental. Quem tem medidor inteligente ou envia a leitura pelo aplicativo da empresa evita cobranças por estimativa, que podem ser mais altas do que o gasto real.

Outra questão é se atentar às tarifas diferenciadas, fique de olho no horário de pico. Isso, beneficia diretamente quem consegue programar o uso de eletrodomésticos, como máquinas de lavar e até o carregamento de carros elétricos.


Aproveite programas de desconto e auxílios do governo

Famílias inscritas no Cadastro Único podem ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante redução de até 65% na conta de energia.

Além disso, há programas estaduais que oferecem bônus em troca da troca de eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes.

Também vale ficar atento a incentivos de eficiência energética oferecidos por algumas distribuidoras. Alguns exemplos são descontos em lâmpadas LED ou kits para melhorar a isolação da casa.

Essas medidas, embora simples, fazem toda diferença ao longo do tempo.


Mude hábitos e adote eletrodomésticos eficientes

Pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes economias. Assim, entre as mais efetivas estão:

  • Lavar roupas com água fria (30°C) e usar ciclos curtos.
  • Evitar o uso do forno elétrico para pequenas porções, dando preferência ao micro-ondas ou air fryer.
  • Secar roupas ao ar livre sempre que possível, reduzindo o uso de secadoras.
  • Manter a temperatura adequada do ar-condicionado (cerca de 23°C a 24°C).

Na hora de comprar eletrodomésticos, dê preferência aos que possuem Selo Procel A de eficiência energética. Eles podem custar um pouco mais, mas garantem economia a longo prazo.

Mesmo com reajustes na tarifa, é possível aliviar o peso da conta de energia ao combinar boas escolhas de pagamento, uso consciente de auxílios disponíveis e mudanças de hábito em casa.

O segredo é aliar planejamento financeiro com consumo inteligente, garantindo conforto e economia no fim do mês.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.