Cannabis será distribuída pelo SUS para o tratamento de 30 doenças

SALESóPOLIS, SP — O canabidiol será distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso ao tratamento de mais de 30 doenças. Essa novidade visa beneficiar pacientes com várias condições, como depressão e dor crônica. 

cannabis
Cannabis será distribuída pelo SUS para o tratamento de 30 doenças
(Foto: Orlando Kissner)

A Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou que vai aumentar o acesso a medicamentos à base de cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal para o tratamento de mais de 30 doenças.

Canabidiol pelo SUS: Quais doenças darão direito ao tratamento?

O uso medicinal do canabidiol tem se destacado por sua eficácia em tratar diversas condições.

Especialistas afirmam que o canabidiol pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo uma alternativa viável e segura aos tratamentos convencionais.

A prefeitura de SP vai liberar esses medicamentos em tratamentos sob prescrição médica. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ideia é diminuir o número de processos judiciais solicitando o uso de cannabis.

Poderão receber a medicação pacientes com quadros graves e/ou refratários aos tratamentos convencionais. Entre as condições incluídas estão:

  • Transtornos mentais e do comportamento: episódios e transtornos depressivos (CIDs F32, F33), ansiedade (F41), distúrbios do sono (F51), autismo (F84).
  • Doenças neurológicas: Huntington (G10), Parkinson (G20), Alzheimer (G30), esclerose múltipla (G35), epilepsias (G40.4, G40.8, G40.9), distúrbios do sono (G47), neuropatias (G56 a G63).
  • Doenças reumáticas: artrite reumatoide (M06, M06.9), outras artrites (M13, M13.8, M13.9), artrose (M19), fibromialgia (M79.7).
  • Malformações congênitas: neurofibromatose (Q85.1).
  • Outras condições: dor crônica intratável (R52.2), efeitos adversos de drogas antineoplásicas e imunossupressoras com náuseas/vômitos (T45.1 + R11.2).

Como o canabidiol funciona no corpo?

O canabidiol interage com o sistema endocanabinoide do corpo, regulando funções como dor, humor e memória.

Pesquisas indicam suas propriedades anti-inflamatórias e ansiolíticas, o que explica sua eficácia em tratar variadas condições. 

Qual a importância da distribuição do canabidiol pelo SUS?

  • Acesso Ampliado: Milhares de pacientes poderão acessar um tratamento eficaz sem custos adicionais.
  • Segurança: O SUS assegura a qualidade do produto, protegendo os pacientes de produtos de origem duvidosa.
  • Inovação Médica: O uso de canabidiol representa um avanço nas opções de tratamento disponíveis no país.

Como vai funcionar a distribuição de cannabis em São Paulo?

O processo de distribuição da cannabis em formato de medicamento será regulamentada pela Portaria SMS nº 440/2023.

A partir disso os medicamentos estarão disponíveis em farmácias municipais de referência, mediante apresentação de:

  • prescrição médica,
  • notificação de receita B1,
  • cartão SUS ou CPF,
  • assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

A Secretaria de Saúde informou que os médicos estão sendo orientados a prescrever o medicamento, por isso a retirada só ficará disponível quando houver prescrição. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com