O mercado de carros elétricos no Brasil acaba de ganhar um novo capítulo. Em agosto de 2025, a Leapmotor, montadora chinesa, desembarcou oficialmente no país trazendo seus primeiros veículos.
O movimento aumenta a disputa direta com a BYD, que até então liderava praticamente sozinha o setor de elétricos e híbridos entre as marcas da China.
A estreia aconteceu com a chegada do SUV C10, em versões 100% elétrica (BEV) e com extensor de autonomia (REEV). O primeiro lote desembarcou no Porto de Santos (SP) no início de agosto, marcando o início das operações.
Disputa entre gigantes chinesas no Brasil
A BYD está se consolidando no Brasil com fábricas em operação, modelos acessíveis e presença crescente no transporte público com ônibus elétricos. De todo modo, a entrada da Leapmotor intensifica a concorrência no país.
Enquanto a BYD aposta em uma ampla linha de sedãs, SUVs e até modelos híbridos plug-in, a nova rival chega com estratégia mais enxuta. Porém, tem também a promessa de inovação.
O C10, por exemplo, será seguido pelo sedã B10, também previsto ainda para 2025.
Estratégia acelerada de lançamento da Leapmotor
A Leapmotor utilizou uma prática chamada “importação sobre águas”, que adianta trâmites legais antes da chegada do navio. Com isso, os carros puderam ser liberados mais rápido no porto.
As vendas estão programadas para começar ainda em 2025, por meio de uma rede inicial de cerca de 30 concessionárias distribuídas em grandes capitais brasileiras.
Essa capilaridade é fundamental para conquistar espaço frente à BYD, que já conta com forte estrutura no país.
O que esperar dos novos modelos da Leapmotor?
O C10 elétrico oferece autonomia acima de 500 km nas versões mais completas, disputando diretamente com SUVs elétricos já vendidos pela BYD.
Já a versão com extensor de autonomia promete atrair consumidores que ainda têm receio da falta de infraestrutura de recarga no Brasil.
O B10, que deve chegar nos próximos meses, será um sedã com proposta de rivalizar com modelos médios da BYD, como o Seal.
Mercado de elétricos em movimento no Brasil
A chegada da Leapmotor é parte do acordo global firmado com a Stellantis, que detém 20% da marca e é responsável pela expansão internacional.
Assim, para o consumidor brasileiro, a disputa promete trazer mais opções de modelos, tecnologia avançada e preços competitivos.
O mês de agosto, portanto, marca o início de uma nova rivalidade entre duas conterrâneas chinesas. Agora elas disputam espaço diretamente nas ruas e garagens brasileiras.