Aeroporto de São Paulo é desbancado na América Latina por país menor que Sergipe

O Aeroporto de São Paulo (GRU), por décadas o mais movimentado da América Latina, foi ultrapassado pelo El Dorado de Bogotá entre 2024 e 2025.

O aeroporto colombiano recebeu 45,8 milhões de passageiros em 2024 — enquanto São Paulo registrou 43,6 milhões no mesmo período. El Dorado também lidera em carga e operações aéreas.


Como El Dorado conquistou essa posição?

O aeroporto de Bogotá passou por uma modernização profunda desde 2006. A expansão incluiu novas pistas, terminais, tecnologia de ponta e mais portas de embarque. Assim, se tornou um dos hubs mais competitivos da região.

Entre 2023 e 2024, o tráfego de passageiros cresceu cerca de 16 %, as operações aéreas aumentaram 13,4 % e a carga subiu 5,1 %.

Dados comparativos entre o aeroporto de São Paulo

Aeroporto Passageiros (2024) Variação relativa
El Dorado (Bogotá) 45,8 milhões Crescimento de ~16 %
Benito Juárez (CDMX) 45,36 milhões Queda de ~6,3 %
São Paulo (GRU) 43,6 milhões Estagnação relativa

Essa ascensão de El Dorado quebra o protagonismo tradicional do Aeroporto de São Paulo, que agora está atrás até de um rival em país menor que Sergipe.


A estratégia de El Salvador que mudou o jogo regional

Enquanto Bogotá focava em modernização, El Salvador adotou outra tática: tornou seu hub mais seguro e conectado.

Apostou em rotas e acordos estratégicos com companhias aéreas, criando um elo eficaz para voos entre América Latina e Estados Unidos.

A iniciativa o posicionou como alternativa emergente, desafiando os grandes centros tradicionais.

Impactos para o Aeroporto de São Paulo e o setor aéreo

Em primeiro lugar, o crescimento de El Dorado reconfigura a dinâmica regional. Dessa forma, reforça que investimentos em atrações estratégicas podem superar tamanho demográfico.

Em segundo lugar, para continuar competitivo, o Aeroporto de São Paulo precisará acelerar modernizações, expandir terminais e atrair novas rotas.

Além disso, o setor aéreo brasileiro pode usar esse momento para repensar infraestrutura, gestão de slots e inovação de serviços. Esta é uma maneira de manter a relevância de GRU em um contexto cada vez mais disputado.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.