Você sabia? Idosos são obrigados a pagar renovação da CNH mais vezes que os outros

SALESóPOLIS, SP — A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é essencial para todos os motoristas. No entanto, os idosos precisam realizar o processo com mais frequência, enfrentando mais custos e burocracia. Mas qual é a razão para essa diferença?

renovação da cnh
Você sabia? Idosos são obrigados a pagar renovação da CNH mais vezes que os outros
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A idade do motorista determina a frequência da renovação da CNH. O fato dos idosos passarem pelo processo mais vezes tem haver com a necessidade de acompanhamento de saúde, já que passam por exame médico. 

Não há idade máxima para conduzir um automóvel, enquanto for aprovado na renovação da carteira de motorista o idoso continua sendo apto para dirigir por vias urbanas e rodovias. 

Prazo de renovação da CNH

  • Condutores abaixo de 50 anos renovam a cada 10 anos;
  • Condutores entre 50 e 69 anos precisam renovar a cada 5 anos;
  • Condutores acima de 70 anos devem fazê-lo a cada 3 anos.

Essa variação no prazo de renovação da CNH ocorre devido a preocupações com saúde e segurança, pois algumas habilidades podem diminuir com a idade.

Além disso, a renovação inclui exames médicos que avaliam condições que possam afetar a segurança no trânsito. Logo, o processo é mais caro e frequente para os idosos, agravando os desafios financeiros nessa etapa da vida.

Impactos financeiros e burocráticos

Renovar a CNH mais frequentemente traz um custo extra para os idosos. Além das taxas de renovação, há despesas com exames médicos.

Isso alimenta debates sobre isenções ou redução de custos para idosos, buscando equilibrar segurança nas estradas e equidade financeira.

Não há nenhum programa federal que obrigue a isenção de taxas de renovação da carteira de motorista para quem é idoso. Mas alguns estados possuem esse benefício, por exemplo, o Rio Grande do Norte. 

Compreender a renovação da CNH ajuda motoristas idosos a se adequarem às exigências legais, garantindo sua segurança e a dos outros. Buscar apoio e informação facilita esse processo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com