Estudantes acordam com surpresa no Caixa Tem nesta segunda-feira (25)

Na próxima segunda-feira (25), milhões de estudantes de todo o país terão uma surpresa positiva ao acessar o aplicativo Caixa Tem.

A CAIXA começa a liberar mais uma parcela do incentivo financeiro do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.

Em agosto, serão cerca de 3,4 milhões de estudantes beneficiados. O repasse, aliás, cai nas contas poupança digitais abertas pela própria CAIXA. Mas para a comodidade dos clientes, é possível movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem.


Pagamentos durante o mês de agosto

Os depósitos seguem um calendário escalonado, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. Essa estratégia visa organizar o fluxo de pagamento e garantir maior estabilidade no sistema da CAIXA.

Além da parcela regular, o mês de agosto trará um pagamento extra. Isso porque, há o Incentivo Conclusão, que chega aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que finalizaram o Ensino Médio no primeiro semestre de 2025.

Esse valor fica disponível logo após confirmação oficial do Ministério da Educação (MEC).

Estudantes podem usar o valor direto no app Caixa Tem

Depois que você recebe os valores do Pé-de-Meia, é possível usá-los de forma simples pelo aplicativo Caixa Tem. Os estudantes também podem solicitar gratuitamente o cartão do programa, que permite compras e pagamentos.

Além disso, é possível realizar saques nos terminais de autoatendimento da CAIXA. Para isso, basta ter a biometria cadastrada.


Como consultar o status do benefício

Informações detalhadas sobre pagamentos, regras do programa e situação escolar ficam disponíveis no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.

Já os detalhes financeiros aparecem no próprio app Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

Uma pessoa tirando o dinheiro da carteira que ela sacou do Caixa Tem
Imagem: Geração/FDR

Entenda como funciona o Pé-de-Meia para estudantes

O programa Pé-de-Meia é destinado a alunos do Ensino Médio Regular e EJA. Para receber os incentivos, é necessário manter frequência escolar adequada e cumprir outras exigências previstas em lei.

Além das parcelas mensais, os estudantes podem receber até R$ 1.000 de bônus anual por aprovação e R$ 200 extras pela participação no Enem.

Para mais detalhes sobre benefícios e calendário, acesse a seção de notícias sobre educação no portal FDR.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.