Bilionário do ramo espacial quer superar o WhatsApp com superapp

O bilionário Elon Musk revelou seu plano para tornar o X (ex‑Twitter) um superapp capaz de competir com o WhatsApp. A ideia central já está clara desde o início.


X vira superapp e desafia o WhatsApp

Musk anunciou o XChat, serviço de mensagens com criptografia e suporte a arquivos, como um passo decisivo na transformação do X.

Pelo Brasil, a expectativa é de que o recurso fique disponível ainda neste ano. É um movimento estratégico para ampliar o uso do X além de rede social, tornando-o uma plataforma única.

Recursos além do WhatsApp

Além de mensagens que desaparecem após envio, o XChat promete permitir compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Dessa forma, vai além dos limites tradicionais do WhatsApp.

Também está previsto o lançamento de serviços financeiros no X, em parceria com a Visa, permitindo assim, transferências entre usuários. Hoje, existe recurso similar em apps como Zelle ou Venmo.


Contexto e inspirações

O conceito é inspirado, sobretudo, no sucesso dos superapps chineses, como o WeChat, por exemplo. Neles, é possível conversar, operar financeiramente, jogar e comprar online num único aplicativo.

Musk busca, portanto, replicar isso no Ocidente. Após comprar o Twitter em 2022, ele intensificou os esforços para evoluir o X em uma plataforma multifuncional.

O que isso representa para o usuário?

Se o X se consolidar como superapp, de fato, poderá competir diretamente com o WhatsApp em diversos aspectos — mensagens, arquivos, pagamentos e outros serviços integrados.

Será uma plataforma mais versátil. Ao mesmo tempo, o WhatsApp ainda domina a comunicação instantânea, então a adoção em larga escala dependerá da confiança dos usuários e da experiência oferecida.

Para acompanhar essa evolução, vale conferir conteúdos relacionados no portal FDR, como perspectivas sobre redes sociais emergentes no Brasil.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.