SALESóPOLIS, SP — A prova de vida é essencial para que os aposentados continuem recebendo seus benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Idosos entre 65 e 69 anos precisam estar atentos a essa obrigatoriedade, que previne fraudes e garante que os pagamentos sejam feitos corretamente.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O que é a prova de vida?
A prova de vida comprova que o beneficiário está vivo, assegurando o pagamento contínuo do benefício. Sem essa comprovação anual, o pagamento pode ser suspenso.
Devem passar pela prova de vida todas as pessoas que recebem benefício vitalício, o que incluí principalmente os idosos acima de 65 anos.
Como funciona a prova de vida?
A prova de vida do INSS passou por mudanças significativas a partir de 2023, com o objetivo de facilitar o processo para os beneficiários e reduzir a necessidade de comparecimento presencial.
Atualmente, o INSS realiza a comprovação de vida por meio do cruzamento de dados com outros órgãos públicos e entidades parceiras, dispensando a ida do beneficiário até uma agência bancária ou do INSS, salvo em casos específicos.
Como o INSS realiza a comprovação de vida?
O INSS utiliza diversas interações do cidadão com órgãos públicos e privados para comprovar a vida do beneficiário, incluindo:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro
- Realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico
- Saque de benefícios com identificação biométrica
- Atendimento presencial ou por telemedicina nas Agências do INSS
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
- Recebimento de pagamento de benefício com reconhecimento biométrico
Quem precisa fazer prova de vida?
Quem não foi reconhecido pelo cruzamento de dados públicos, o que de acordo com o INSS são cerca de 2 milhões de pessoas, precisarão fazer a prova de vida de forma manual.
Para saber se está neste grupo basta consultar:
- Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e procure o serviço “Prova de Vida”. Se aparecer a data da última atualização, está tudo certo.
- Pelo telefone 135: serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será preciso regularizar a situação pelo próprio aplicativo por meio de reconhecimento facil.