Bebida favorita do brasileiro viu preço cair pela primeira vez no ano

O preço da bebida favorita do brasileiro, o café, apresentou queda de 1,01% na prévia da inflação de julho (IPCA‑15), segundo o IBGE. Esta, inclusive, é a primeira redução no índice em cerca de um ano e meio, após 18 meses seguidos de alta.

A informação vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele, entretanto, calcula o IPCA‑15 com base na variação de preços entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês da divulgação.

Para fins de comparação, a última queda que o brasileiro viu no mercado, foi em dezembro de 2023.


Contexto da queda da bebida favorita do brasileiro

O recuo nos preços segue, de certo modo, a chegada da safra, que teve início em março e se intensifica entre junho e julho. Contudo, segue uma especulação e expectativa que o mercado já tinha para este período do ano.

A maior oferta em campo, no entanto, traz pressão natural para redução nos valores do café, refletindo no consumidor.

Impacto inflacionário e trajetória histórica

Apesar da recente queda, o café acumulou inflação de 76,5% em 12 meses no IPCA‑15.

Em junho, o quilo do café tradicional era cotado a R$ 66,70, contra R$ 35,17 de um ano antes, segundo a Associação Brasileira de Café (Abic).


Fatores externos que podem influenciar a bebida favorita do brasileiro a longo prazo

Outro elemento relevante é a negociação comercial com os Estados Unidos, que representam 16% das exportações brasileiras de café.

A expectativa é sobre a possível nova tarifa de 50%, que entrou em pauta no país. Ela aliás, pode afetar os preços no longo prazo, dependendo do resultado das negociações.

Veja também no FDR como a variação dos preços de produtos básicos pode impactar o consumo doméstico e a vida dos brasileiros.

Para referência do mercado internacional, portanto, você também pode acompanhar as atualizações da Associação Brasileira de Café (Abic). Outras opções são fontes confiáveis como a Organização Internacional do Café (OIC).

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.