SALESóPOLIS, SP — Nos últimos dias, surgiram preocupações envolvendo um banco muito conhecido entre aposentados e o governo brasileiro. A situação levanta questões sobre os prazos de recebimento de benefícios previdenciários intermediados por ele.

Fim da parceria do INSS com a Crefisa
De acordo com informações do próprio governo, práticas inadequadas da Crefisa levaram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a suspender temporariamente o contrato com o banco.
Isso significa que não novos segurados não podem solicitar que o seu benefício previdenciário seja pago pela Crefisa, mas quem já está recebendo por essa instituição não terá problemas em continuar recebendo.
Por que o INSS suspendeu o contrato?
Segundo o INSS a decisão foi tomada para “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Foi descoberto que a Crefisa cometia erros como:
- Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
- Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
- Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
- Portabilidades indevidas e não autorizadas;
- Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
- Falta de informações claras e atendimento inadequado.
O que fazer se você é cliente?
Clientes devem monitorar regularmente suas contas e manter-se atualizados com as notícias do caso. Em caso de irregularidades, contate o banco imediatamente para obter orientação.
Por hora quem já recebe seu benefício pela Crefisa não terá problemas, pois o banco continua sendo o pagador. No entanto, se notar qualquer problema para gerenciar sua conta é preciso avisar o banco e o INSS.