SALESóPOLIS, SP — A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoridade de saúde do Brasil, acendeu um alerta crítico sobre o uso de suplementos. Essa mensagem é um chamado a todos que utilizam esses produtos diariamente, visando manter sua saúde.
(Foto: I.A/Sora)
A Anvisa, em uma ação conjunta com a vigilância sanitária de Itapemirim (ES), interditou uma fábrica clandestina de suplementos alimentares.
A apreenssão faz parte do Programa de Fiscalização das Indústrias de Suplementos Alimentares, que inspeciona estabelecimentos em todo o país.
Quais suplementos foram proibidos pela Anvisa?
A popularidade dos suplementos alimentares é inegável. Entretanto, muitos produtos de qualidade inferior agora permeiam o mercado. A Anvisa, durante uma inspeção, desativou uma fábrica ilegal da empresa Verde Flora Produtos Naturais.
De acordo com uma reportagem da Veja, ao fazer a inspeção nesta empresa a Anvisa e a vigilância sanitária local encontraram um galpão próximo ao local funcionando de forma ilegal.
Dentro do local foram encontrados suplementos e medicamentos fitoterápicos sem registro na Anvisa e fabricados em condições higiênico-sanitárias precárias.
Quando os suplementos são proibidos pela Anvisa?
A proibição na venda de suplementos tem se tornado cada vez mais comum. Em abril, por exemplo, a Anvisa proibiu suplementos à base de ora-pro-nóbis, justificando que o ingrediente vinha sendo comercializado sem comprovação científica de segurança ou eficácia.
Além disso, neste ano também foram retirados de circulação os produtos produzidos por marcas como: Power Green, Lipo Sem Corte, Detox Fit e Intensy.
Diante disso, são critérios para proibição de produtos:
- Falta de evidência científica sobre benefícios
- Ingredientes omitidos nos rótulos
- Contaminações químicas ou biológicas
- Doses erradas e perigosas
Como fazer escolhas seguras de suplementos?
- Verifique registros na Anvisa: Escolha produtos aprovados, garantindo que passaram por verificações.
- Consulte profissionais de saúde: Busque orientação médica antes de começar a usar suplementos.
- Pesquise marcas reconhecidas: Prefira empresas com reputação comprovada e informações transparentes.
- Examine rótulos: Confira cuidadosamente todas as informações no rótulo do produto.