INSS encerra contrato com a Crefisa e choca ao revelar irregularidades

SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu encerrar seu contrato com a Crefisa devido a uma série de irregularidades. Essa iniciativa teve um grande impacto e gerou preocupações entre os beneficiários do Instituto.

inss
INSS encerra contrato com a Crefisa e choca ao revelar irregularidades
(Foto: I.A/Sora)

O porquê do INSS romper o contrato com a Crefisa

O INSS descobriu problemas nos serviços oferecidos pela Crefisa, como a dificuldade para que os beneficiários conseguissem receber seu salário. Estas práticas alarmaram o Instituto, que agiu prontamente para proteger seus beneficiários. 

Foi publicado um despacho que encerra a liberação pela Crefisa aos: “pagamentos decorrentes das novas concessões de benefícios, como medida necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”, disse o Instituto. 

Isso significa que novos benefícios não poderão ser pagos pelo banco, mas aqueles que já são liberados continuam funcionado. 

Impactos da decisão para os beneficiários do INSS

  • Suspensão de contratos: Com a rescisão do contrato, muitos beneficiários encontram dificuldades com a suspensão dos empréstimos realizados pela Crefisa.
  • Revisão de contratos: Beneficiários precisam revisar seus contratos e checar possíveis irregularidades. Se encontrarem problemas, devem buscar orientação nas agências do INSS.
  • Busca por alternativas: O INSS sugere que os beneficiários considerem outras instituições financeiras certificadas para evitar problemas futuros.

Irregularidades encontradas nos serviços da Crefisa

  • Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
  • Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
  • Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
  • Portabilidades indevidas e não autorizadas;
  • Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
  • Falta de informações claras e atendimento inadequado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com